sexta-feira, 23 de abril de 2021

Censo do IBGE adiado novamente desta vez por cortes no orçamento

Censo 2021 foi adiado novamente

Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico deveria ter ido a campo em 2020, mas foi adiado para 2021 e foi adiado de novo por falta de verbas diz governo federal.

Para que serve o Censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE)

"As informações censitárias norteiam as políticas públicas brasileiras. O adiamento, no entanto, será prejudicial para o país, sobretudo no pós-pandemia. As informações censitárias norteiam as políticas públicas brasileiras. O adiamento, no entanto, será prejudicial para o país, sobretudo no pós-pandemia, de acordo especialistas.

"O país necessita das informações geradas pelo Censo, que são essenciais para subsidiar políticas públicas em diversas áreas, especialmente em um contexto de pandemia, onde esses dados são estratégicos para o avanço da vacinação e para o planejamento de infraestrutura em saúde", explicou o IBGE

Orçamento de 2021, publicado nesta sexta-feira (23/4) pelo governo de Jair Bolsonaro, não prevê recursos para o Censo Demográfico. A pesquisa que seria realizada neste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) será, portanto, adiada.
 

O Censo é realizado a cada 10 anos e, originalmente, estava previsto para ocorrer em 2020. A pesquisa foi adiada para este ano por conta da pandemia de covid-19 e, agora, pode ficar para 2022 ou até para 2023, por conta do tempo necessário para os preparativos do levantamento.


 
Em 22 de março, após o corte orçamentário sofrido pelo Censo no Congresso Nacional. Poucos dias depois, a então presidente do IBGE, Susana Guerra, pediu demissão do cargo."

Fonte: Correio Braziliense          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!