sexta-feira, 16 de abril de 2021

Notícias locais: "Com só 2 leitos livres, Poços de Caldas fecha 3º dia com menos de 100% de ocupação na UTI"

Poços de Caldas fecha 3º dia com menos de 100% de ocupação na UTI — Foto: Reprodução EPTV
 

Por G1 Sul de Minas — Poços de Caldas, MG

"Último dia com ocupação máxima da terapia intensiva foi na segunda-feira (12). Nos últimos três dias lotação se mantém entre 97% e 98%."

"Poços de Caldas fechou o terceiro dia consecutivo sem ocupação de 100% nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19, mas possui, nesta quinta-feira, apenas dois livres. A última vez que a cidade teve lotação máxima, de acordo com a prefeitura, foi na segunda-feira (12). O município chegou a completar três semanas seguidas com todos os leitos em uso.

Depois disso, conforme os boletins epidemiológicos divulgados pela administração municipal, entre terça-feira (13) e esta quinta-feira (15), o município conseguiu fechar o dia sem ter lotação máxima nos leitos de terapia intensiva.

Mesmo sem a lotação máxima, a ocupação ainda ficou entre 97% e 98% nos três dias. Na terça-feira, o balanço apontou que dos 73 leitos disponíveis na cidade, 72 estavam sendo utilizados, o que representa 98,63% de ocupação.

Já na quarta e nesta quinta, a lotação se mantem em 97,26%. De acordo com boletim epidemiológico da prefeitura, dos 73 leitos disponíveis, apenas dois estão vagos nos últimos dois dias.

Dos leitos ocupados, o balanço da administração municipal ainda mostra que 64,38% deles são utilizados por pacientes de Poços de Caldas e 32,88% por pessoas de outras cidades. Ou seja, são 47 poços-caldenses e 24 pacientes de outras cidades.

Mortes na UPA por Covid-19

A Prefeitura de Poços de Caldas confirmou na terça-feira (13) o óbito pela Covid-19 de uma paciente de 52 anos que estava internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Segundo a administração municipal, ela estava na chamada Sala Vermelha da UPA, que é uma unidade semi-intensiva. A prefeitura afirma que ela não estava na fila por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UPA).

Segundo a assessoria da administração municipal, a transferência da paciente para um leito de UTI não foi nem mesmo cogitada. A prefeitura explicou que isso foi feito devido à gravidade em que ela chegou ao pronto-atendimento, sem condições de ser transportada.

No sábado (10), Poços de Caldas registrou a primeira morte de um paciente na UPA. Na oportunidade, a mulher de 76 anos aguardava uma vaga de UTI para continuar o tratamento contra Covid-19.

O estado de saúde se agravou e não havia leitos de terapia intensiva disponíveis. Por conta disso, ela permaneceu no local e não resistiu.

Covid-19 em Poços de Caldas

Conforme o boletim divulgado pela prefeitura nesta quinta-feira, Poços de Caldas contabiliza 7.192 contaminações pela Covid-19, sendo 215 mortes em decorrência da doença na cidade."

Fonte: G1 / Sul de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!