quinta-feira, 15 de abril de 2021

Arquitetura sustentável pós-pandemia

"Premiada arquiteta Anna Heringer é considerada pioneira em construção sustentável" 
 

Cenário urbano pós-pandemia

Fonte: DW

  • Autoria: Helena Wöhl Coelho,  Fernanda Azzolini, Rainer Traube, Susanne Lenz-Gleissner

"Centros esvaziados que se reinventam; projetos de moradia que integram rotina, lazer e trabalho… Como será a arquitetura pós-pandemia? O Camarote.21 desta semana conversa com arquitetos e urbanistas sobre as cidades do futuro.

- Bairros exclusivamente comerciais ou empresariais já estavam com os dias contados antes mesmo da pandemia. Para arquitetos, a crise atual é uma oportunidade para diversificar os centros urbanos de grandes cidades.

- O setor da construção civil é responsável por mais de um terço das emissões globais de CO2, e só a produção de cimento provoca 8% dos gases de efeito estufa do mundo. 

Há diversas vertentes que defendem uma indústria da construção mais sustentável. Seja aplicando o conceito de economia circular, dando preferência a materiais que não agridem o meio ambiente ou priorizando reformas em vez de novas construções.

- Menos é mais: projeto na Alemanha que foca na simplicidade sem deixar a estética de lado pode mudar a indústria da construção no longo prazo. Um dos pontos é usar apenas um tipo de material de construção. Algo que facilita, por exemplo, a reutilização do material posteriormente.

- Defensora da argila, a premiada arquiteta Anna Heringer é considerada pioneira em construção sustentável.

- Realidade em países da América do Sul há anos, o teleférico é cada vez mais cogitado por países europeus para desafogar o trânsito de grandes cidades."  


Fonte: DW - Camarote 21 - TV Cultura, SP.       


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!