quinta-feira, 17 de junho de 2021

"Não, estes não são motociclistas apoiadores de Bolsonaro em São Paulo em junho de 2021"

 


"fotografia de um comboio em que se vê motociclistas e pessoas em parapentes voltou a circular acompanhada da alegação de que se trata de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em uma motociata, neste caso ocorrida em São Paulo no último dia 12 de junho. A imagem, agora compartilhada mais de 13,6 mil vezes nas redes sociais, já havia sido usada em maio de 2021 atribuída a uma ação semelhante, mas em Porto Velho, Rondônia. Isso é falso: a imagem é de manifestantes na Lituânia em um ato de apoio aos reformistas de Belarus em agosto de 2020.

“Isso que é apoio! Tão lindo que dispensa legenda #BolsonaroEmSP #GiganteBolsonaro Deus acima de todos”, diziam algumas das legendas das publicações que viralizaram no Facebook (123), no Twitter e no Instagram (12) desde 12 de junho de 2021.

Essa mesma foto já circulou em inglês, mas com a afirmação de que foi feita na África do Sul em um protesto contra a violência com agricultores no país, e em português, associada a um ato pró-Bolsonaro de maio de 2021, como foi verificado pelo AFP Checamos


No último dia 12 de junho, o presidente Jair Bolsonaro participou em São Paulo de um passeio com motocicletas, chamado de motociata, com milhares de apoiadores. No evento havia muitas bandeiras do Brasil e os presentes entoavam a frase “a nossa bandeira jamais será vermelha”.


Algumas semanas antes, em 23 de maio, o presidente já havia liderado uma manifestação com milhares de motociclistas no Rio de Janeiro em apoio ao seu governo, acompanhados por pessoas a pé que aguardavam serem cumprimentadas por Bolsonaro, apesar da pandemia de covid-19.

 

Mas a foto viralizada de pessoas em motocicletas e parapentes não foi, contudo, tirada em São Paulo, ou sequer no Brasil.

Imagem feita na Lituânia

Uma busca reversa pela foto no Google levou a uma publicação no Twitter com data de 23 de agosto de 2020, mais de seis meses antes da inauguração da ponte que liga dois estados do norte do Brasil, como afirmam as postagens nas redes sociais. 


“Lindas cenas da Lituânia hoje, onde 50 mil pessoas formaram uma cadeia de solidariedade de Vilnius até a fronteira bielorrussa”, indica o tuíte, traduzido do inglês, ilustrado com a imagem dos motociclistas e que contém a marca d’água da Nexta, um site com sede em Belarus e que usa o Telegram como canal de informação.


Uma análise da fotografia permite identificar duas bandeiras da Lituânia na lateral da estrada.


Um vídeo publicado em 24 de agosto de 2020 pela emissora Euronews também mostra várias pessoas descendo de parapente, semelhante à cena vista na foto viral.


Dezenas de milhares de lituanos se manifestaram em 23 de agosto de 2020 em solidariedade aos protestos em massa na vizinha Belarus contra o presidente Alexander Lukashenko, após as disputadas eleições.

 

Comícios solidários também foram realizados em outros países europeus. Os movimentos foram inspirados pela histórica manifestação “Cadeia Báltica”, de 23 de agosto de 1989, quando mais de um milhão de lituanos, letões e estonianos se uniram contra o domínio soviético."


Conteúdo semelhante foi verificado pelo Aos Fatos.

Fonte: AFP


Por Ana Lúcia Dias

No governo Bolsonaro não se pode confiar em nada o que é

dito e ou mostrado. Ele e sua quadrilha são os primeiros a

utilizar fakes, tanto que venceu as eleições utilizando dessas

artimanhas.  

Bolsonaro disse ontem, 16 de junho, que a "Coronavac não é

uma vacina confiável, que tem apenas seis meses de garantia

de imunização", mesmo com a Agência Nacional de Vigilância

Sanitária (ANVISA) tenha aprovado seu uso. Por questões

políticas, em função do governo de São Paulo (Dória) e o

Butantan terem tomado a iniciativa na busca do imunizante da

China e feito uma parceria. A Coronavac foi a primeira vacina

para a covid-19 apresentada no país.

Com essa brincadeira de mal gosto do governo Bolsonaro em

não comprar vacinas em tempo hábil dizem cientistas e médicos

infectologistas que chegaremos a um milhão de vidas perdidas,

que poderiam ter sido salvas ou evitadas se houvesse por parte

do Bolsonaro, infelizmente presidente da República do Brasil,  o

compromisso de seguir a Constituição Federal. E o que mais

estranho é que ele jurou em sua posse seguir a Constituição

Federal.

O Brasil não merece um presidente tão relapso com a

saúde pública e com a sobrevivência do povo, quanto esse! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!