sexta-feira, 18 de junho de 2021

O desmatamento da Amazônia é responsável pela crise hídrica e energética

Queimadas na Amazônia

Por Ana Lúcia Dias 

Não é necessário ser muito esperto para avaliar que a crise hídrica que estamos passando neste desgoverno é por causa do desmatamento da Amazônia. São as florestas responsáveis pelo chamado rios voadores que são condutores da chuva para todas as regiões do país.

Toneladas de madeira ilegal que foram retiradas da Amazônia

O país tem hidrelétricas que são responsáveis pela maioria da energia elétrica que temos no país. Só que sem chuva, causada pelo desmatamento, queimadas e o garimpo na Amazônia se torna impossível termos os rios voadores. E sem eles, a chuva que deveria existir, não existe. Por isso as enchentes dos rios na Amazônia.

Na Eco 92, em São Paulo entrevistei o cientista, geógrafo e

Cientista da natureza, Aziz 
Ab' Saber
professor universitário da USP, Aziz Nacib Ab'Saber que disse que teríamos falta de energia elétrica no país (apagões) se não utilizássemos a energia nuclear de Angra I e II, para gerar energia.

E que era para isso a única finalidade que ele via em termos de energia nuclear no país. Depois de fato durante o segundo mandato do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso tivemos diversos apagões. Ocorreu entre 1 de julho de 2001 e 19 de fevereiro de 2002.

Isso que dá o governo brasileiro não ouvir os cientistas e estudiosos do assunto.

Um Cientista, Uma História | Aziz Ab'Saber

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!