sábado, 4 de março de 2023

"Morre o grande herói do quadrinho brasileiro: Paulo Caruso" também cartunista do programa Roda Viva, TV Cultura

Painel no Bar da Vila Madelena, onde nasceu e morava
 

Da Redação de Construir a Resistência

"Paulo Caruso, querido, morreu. Grande herói do quadrinho brasileiro. Beijo, Paulo."

Laerte Coutinho


"Perdemos hoje um dos maiores cartunistas brasileiros. Paulo Caruso nos brindava todas as semanas com o seu olhar inteligente e apurado no Programa ‘Roda Viva’, além de ter feito uma carreira de sucesso no jornalismo brasileiro. Fica aqui meu abraço ao seu irmão gêmeo @chicocaruss, outro brilhante cartunista, e a todos os familiares."

Eduardo Suplicy






                                                                                                                                       



"Eu assim como muitos colegas de profissão e entrevistados do “Roda Viva”, tive a sorte de ser retratado pelo Paulo Caruso que hj nos deixou. Essa caricatura foi feita no  programa onde Regina Casé era a entrevistada. Eu, excepcionalmente, apresentei esse Roda e ao meu lado está o sempre talentoso Hamilton Vaz Pereira. O ano, creio, foi 1988 ou 1989. Paulo, que vá exercitar lindamente os seus desenhos em outras esferas!      

Ricardo Soares

Morre Paulo Caruso, cartunista, aos 73 anos, de câncer
“Um artista não morre, pois sua obra permanece eterna

O Cartunista Paulo Caruso começou a carreira no Diário Popular, no final da década de 1960, e teve passagens pela Folha de S.Paulo, Movimento e O Pasquim. Atualmente participava do programa Roda Viva na TV Cultura”
#paulocarusopresente

Aparecido Lima (Cidoli)

Convivo com Paulo Caruso desde os anos 70. No Riviera, nas festas, em casa, e ultimamente nos últimos doze anos na TV Cultura onde trabalhamos juntos no programa Roda Viva. Ele não faltava nos meus aniversários. Chegava com o violão pra cantar os parabéns ou tocar no piano a música do parabéns a você. Meus amigos que comemoram comigo são testemunhas. Falamos muitas vezes ao telefone nestes últimos anos. Um dos melhores cartunistas do mundo e uma pessoa generosa, amigo, engraçado, presente, gentleman , tudo de bom. Só agradeço aos deuses por terem me colocado o amado Paulo Caruso tão perto de mim . Fica a saudade e os oito desenhos em diversas épocas da minha vida feitos por ele, colorindo de alegria a minha casa .
Obrigada, Paulo Caruso.
Muita luz pra você, querido amigo .

Dina Amendola

O Brasil perde o cartunista Paulo Caruso, irmão gêmeo do também cartunista Chico Caruso. A última vez que encontramos Paulo Caruso foi no tradicional Cine Sala, em Pinheiros. Não faz tanto tempo. Conversamos por uns minutos, ele parecia muito bem, na companhia da mulher. Falamos sobre a importância dos cinemas de rua.

Veludo Carvalho

Paulo Caruso (1949-2023)

O “mundo” do desenho, do cartum e da charge amanheceu mais pobre hoje, com a morte inesperada do grande cartunista brasileiro Paulo Caruso. Em 2001, no “Salão de Humor de Piracicaba”, Caruso fez uma caricatura do saudoso “velho Tarso”, meu pai, dedicando o desenho (que segue acima) à neta dele, ou seja, minha filha Lud. Lembro de um antigo programa de humor dos Anos 70, cujo nome era “Faça humor, não faça guerra”, com os já também saudosos Jô Soares, Renato Corte Real e José Vasconcelos. E numa época atual, onde o humor está perdendo espaço ao ódio, ao preconceito, à animosidade e ao belicismo, Caruso fará muita falta. Mas vá em paz, Paulo, pois você nunca fez a guerra, só humor!!

Alexandre Crhistofoletti          

Fonte: Construir a Resistência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!