terça-feira, 25 de junho de 2024

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Roda Viva | Luciana Temer | 24/06/2024 – Ela professora de Direito Constitucional e presidente do Instituto Liberta debate sobre o PL 1904 aquele que criminaliza o aborto em casos de estupro!

Fonte: Roda Viva, TV Cultura, SP

"O Roda Viva entrevista Luciana Temer, professora de Direito Constitucional e presidente do Instituto Liberta.

A presidente do instituto, de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, vai ampliar o debate sobre o Projeto de Lei 1904/24, que prevê que o aborto realizado acima de 22 semanas de gestação possa ser considerado homicídio, inclusive no caso de gravidez resultante de estupro.

A bancada de entrevistadores é composta por Conrado Corsalette, editor-chefe do Nexo Jornal; Izabella Borges, advogada; Valdinei Ferreira, pastor e sociólogo; Vivane Duarte, jornalista e fundadora do Instituto Plano de Menina; e Vitória Macedo, repórter da Todas, da Folha de S.Paulo.

A apresentação é da jornalista Vera Magalhães, e as ilustrações do programa são feitas por Luciano Veronezi."

Uma conversa sobre o livro "Brasil: Uma Biografia" (com Lilia Schwarcz e Heloisa Starling)

Fonte: Núcleo de Estudos da Violência

"Seminário interno realizado no Núcleo de Estudos da Violência no dia 5 de outubro de 2015. A conversa teve como pauta o livro "Brasil: Uma Biografia", uma oportunidade única de diálogo e reflexão sobre o Brasil contemporâneo com duas renomadas intelectuais da atualidade."

Fonte: Núcleo de Estudos da Violência

Segurança Pública – Ministério da Justiça finaliza PEC, ampliando a participação da União

Por Andréia Sadi,  Apresentadora do Estúdio i, na GloboNews. 

"Proposta deve dar respaldo para governo federal estabelecer diretrizes nacionais sobre o tema e ampliar atuação da Polícia Federal no combate ao crime organizado – inclusive a milícias."

"O Ministério da Justiça finalizou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que amplia o papel da União na segurança pública. A expectativa é que o texto seja levado ao presidente Lula (PT) ainda nesta semana. 

Segundo o blog apurou, a PEC deve permitir a atuação da Polícia Federal – gerida pela União – no combate ao crime organizado, inclusive a milícias

Além disso, o texto deve dar respaldo para que a União estabeleça diretrizes nacionais sobre segurança pública e sistema penitenciário – sem prejuízo das competências da atuação dos estados e dos municípios nesses temas.

"O crime organizado nacional e internacionalmente exige um planejamento estratégico capitaneado pela União", diz a fonte.

Em abril, o Secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubo, disse em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews, que a ideia do Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, é construir um modelo que possa atender a todo o país, permitindo que "a União possa estabelecer diretrizes que possam ser determinantes, respeitando a autonomia dos estados."

"Que a União possa indicar diretrizes, ainda que genéricas, no campo da segurança pública", disse Sarrubo. "Isso está mais para o campo da integração do que propriamente de o governo querer meter o dedo na política dos estados. A gente precisa conversar mais, construir canais de diálogo e de integração que sejam fixos e, talvez, a União possa ser um ator importante neste processo", afirmou Sarrubo na ocasião."


Fonte: Estudio i, Globo News         

Fonte: Blog da Andréia Sadi

domingo, 23 de junho de 2024

Educação: "Professores de ensino básico e técnico de instituições federais aceitam proposta e anunciam suspensão de greve"

Imagens do IFSP de Sertãozinho (SP), com aulas paradas há quase dois meses devido à greve de professores — Foto: Willy Gabriel Costa Peres

Por g1, Brasília 

"Professores da rede federal de ensino básico e técnico aceitaram neste sábado (22) uma proposta de reajuste do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e decidiram suspender a greve nacional nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), que se arrasta desde abril.

O fim da paralisação também foi aprovado pelos técnicos-administrativos que integram os IFs e outras unidades de ensino básico, técnico e tecnológico mantidas pelo governo federal. 

A decisão foi tomada em uma plenária do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). Segundo a entidade, as propostas de reajuste para as duas categorias foram aprovadas por 89 votos a 15.

O Sinasefe informou que a greve dos professores e dos técnicos será suspensa logo após a assinatura dos acordos junto ao Ministério da Gestão e Inovação. Ainda não há data para isso.

Além dos IFs, as universidades federais também enfrentam greves de professores e técnicos-administrativos. O governo já apresentou propostas às categorias, que ainda analisam e negociam os termos.

Há expectativa de que os docentes das universidades se posicionem ainda neste domingo (23), por meio do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).

Já os técnicos vinculados às unidades federais de ensino superior decidiram, na sexta (21), manter a greve e dar início a uma nova rodada de negociação das propostas junto ao governo federal.

Greve das federais: o impasse na Educação

Fonte: g1.com/Educação

Reajustes

As propostas aceitas pelas categorias foram apresentadas e negociadas neste mês pelo governo federal.  

O acordo aprovado pelos técnicos-administrativos do ensino básico prevê dois reajustes salariais:


em janeiro de 2025: 9%
  • em abril de   2026:    5%

Também há compromisso de melhorias em relação às remunerações por progressão de carreira. A proposta prevê ainda a criação, em 2026, do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), um benefício que permite a remuneração dos profissionais por titulações acadêmicas.

Para os professores do ensino básico, técnico e tecnológico da rede federal, a sugestão de acordo do governo também prevê reajustes em 2025 e 2026, com percentuais diferentes para cada classe profissional.  

acordo proposto pelo governo ainda prevê a revogação de uma portaria, editada em 2020, que elevou a carga horária mínima semanal para professores das unidades de ensino básico, técnico e tecnológico."


Fonte: g1.com/Educação

sábado, 22 de junho de 2024

Jornal da Cultura | 22/06/2024 - Destaque: a idade de meninas de 10 a 14 anos são abusadas. Educação sexual é fundamental"

Fonte: Jornal da Cultura, TV Cultura, SP

"No #JornalDaCultura deste sábado (22), você vai ver: mais de 20 meninas brasileiras dão à luz todos os dias; governo promete demitir diretor da Companhia Nacional de Abastecimento por irregularidades no leilão do arroz; ar contaminado só mata menos que pressão alta; Israel faz ataques em áreas densamente povoadas."

Para comentar estas e outras notícias, Aldo Quiroga recebe o médico sanitarista Gonzalo Vecina e a economista Juliana Inhasz.
#JornalDaCultura #JC

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Meio ambiente: em comemoração a semana do Meio Ambiente, a 5ª Caminhada Ecológica, em São Thomé das Letras, neste sábado, 22 de junho

        Nos dias de inverno em São Thomé das Letras a uma altitude de 1.444 metros
 Para quem gosta do frio, naqueles dias de inverno que só se enxerga neblina no amanhecer, é muito lindo! 

"A Caminhada Ecológica de São Thomé das Letras, realizada em comemoração: Semana do Meio Ambiente, nasceu da iniciativa de Paulo Francisco de Oliveira Atualmente, a arrecadação é destinada à Brigada Chico Taquara, grupo de brigadistas voluntários que combate incêndios florestais no município, que nesta época são muitos. 

Em São Thomé não tem corpo de bombeiros, se depende totalmente da Brigada de incêndio, ou então, ficar esperando os bombeiros vindos de Três Corações a 47 km de São Thomé. 

A saída será às 6h da manhã, em frente ao campo de futebol Arizão, em São Thomé das Letras. São cerca de 20 km de caminhada pela crista da Serra de São Thomé, até o Pico do Gavião, no distrito de Sobradinho de Minas. Durante o trajeto, o caminhante poderá observar os incríveis afloramentos de rocha ao longo de toda a serra, um sítio com inscrições rupestres, bem como a rara vegetação de campo rupestre, que ocorre em apenas 1% do território nacional.

O grupo será guiado por condutores experientes, conhecedores da região e de sua: histórias. Durante o trajeto haverá dois pontos de apoio, com distribuição de frutas isotônico; ao final, será disponibilizado transporte para o retorno a São Thomé das Letras. 

Inverno em São Thomé
Como lembrança da Caminhada, os caminhantes ganharão um chaveiro e um adesivo.

O que trazer para a Caminhada:
Roupas confortáveis, chapéu e calçado apropriado para caminhadas longas e em terreno irregular. 
Lembre-se do protetor solar e leve mochila com seu lanche água (pelo menos um litro e meio)."
                                                            E boa caminhada!

Inscrições pelo telefone (35) 9 9907-4173
VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 75,00 (setenta e cinco reais)
PIX BRIGADA: (35) 9 9935-8204

Obs.: teremos a reportagem com fotos e entrevistas para O Guardião da Montanha realizadas pela historiadora Carla Alfonsina, nossa correspondente, em São Thomé das Letras, MG. 
Fonte: organização da caminhada  

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Notícias locais: nesta quinta-feira, 20/junho, a partir das 19h, no Museu Histórico e Geográfico a exibições de curtas sobre a Comunidade LGBTQI+ no mês do Orgulho

  



Hoje, 20/junho haverá exibição do Cinefricção a partir das 19h no Museu. Os curtas falam sobre a vivência de pessoas soropositivo, e para conversar, teremos a participação do psicólogo Giuliano e a assistente administrativa do ambulatório trans, Isabel Vasques. Em parceria com o ambulatório, faremos a distribuição de camisinhas, materiais informativos e autotestes 🌈
                                                Serão todes bem vindes ❤️


Fonte: WhatsApp  

Parada LGBTQi+ no Ceará: 20/6 - Seminário de lançamento das 18 às 21h. E no dia 30/Junho, a 23ª Parada: "Radicalizar para Existir, Votar para Ocupar!"


 Hoje das 18h às 21h

Lançamento do Seminário que tratará de assuntos da Comunidade LGBT QI +. Veja o que será discutido para no dia 30 de junho possa acontecer a 23ª Parada LGBTQI+ do Ceara, pela diversidade sexual. 

Fonte: WhatsApp  

Lula x Campos Neto: Discussão fiscal no Brasil é primária em todos os sentidos, diz Monica de Bolle

Fonte: UOL

"A economista Monica de Bolle fala sobre a situação fiscal do Brasil."

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Ulisses Guimarães: "os políticos têm medo do povo nas ruas"

Fonte: UOL

Por Ana Lúcia Dias

Por que ele colocou em pauta de urgência esse projeto de Lei (PL1904)? No mínimo pensou que a sociedade brasileira, as mulheres, em especial os grupos feministas não fariam nada!

Mas se enganou, caro deputado, Arthur Lira, o Brasil e está cansado de ver tantas pautas colocadas em votação de urgência. Foram 284 pautas só no primeiro semestre deste ano de 2024. Mas esse PL 1904 mexeu com a parte da sensível da sociedade, as mulheres que são mais da metade da população brasileira e também para alguns homens sensatos.

"Diante da repercussão negativa com a aprovação da urgência do projeto que equipara aborto ao crime de homicídio" - Arthur Lira (PP- AL) para endossar o PL 1904, em busca de apoio para seu sucessor na presidência da Câmara, o projeto é do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). A articulação contou com apoio da bancada evangélica… 

Bem dizia o saudoso Ulisses Guimarães: "os políticos têm medo do povo nas ruas". As manifestações foram em todo o país do norte ao sul, embora o Sul do país esteja ainda sob efeito da tragédia, mas lá também aconteceu passeata em defesa do direito da mulher. 

Mulheres em Porto Alegre, RS   Foto: Josiel Rodrigues
 
Rio de Janeiro – Protesto contra o PL 1904/24 reuniu mulheres na Cinelândia. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Manifestantes em Pernambuco reunidos na Praça do Derby Foto: Ricardo Fernades / Folha de Pernambuco

    Em Ilhéus, BA Foto: @doulabelguerra

As mulheres e homens contra este PL 1904 se reuniram no Brasil todo. É assim que se faz, já que não temos verdadeiros representantes do povo. A sociedade que os sustenta precisa mostrar que não é bem assim para todos os projetos retrógrados. Unidos Somos mais fortes!

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Roda Viva | Paulo Miklos | 17/06/2024 - Ele interpreta Adoniran Barbosa no longa-metragem "Saudosa Maloca"

Fonte: Roda Viva, TV Cultura, SP

"O Roda Viva entrevista o cantor e ator Paulo Miklos.

Miklos estreia a turnê nacional "Saudosa Maloca - Paulo Miklos canta Adoniran". Miklos interpretou Adoniran Barbosa no longa-metragem "Saudosa Maloca" e agora faz essa homenagem ao ícone do samba paulista.

Paulo vai ao programa falar da nova turnê, da atuação no filme e de toda a carreira.
A bancada de entrevistadores é composta por Ivan Finotti, repórter especial da Folha de S. Paulo; Edgard Piccoli, comunicador e produtor; Silvio Essinger, repórter e crítico musical do segundo caderno do jornal O Globo; Roberta Martinelli, apresentadora do programa Cultura Livre e da Rádio Eldorado; Lais Franklin, editora-chefe da revista Bravo!."
A apresentação é da jornalista Vera Magalhães, e as ilustrações do programa são feitas por Luciano Veronezi.

"Eu só quero chocolate" – Música de Tim Maia foi tema de passeata na Av. Paulista, ontem, domingo, 16 pela liberação da Maconha

 "Eu só quero chocolate"

Fonte: WhatsApp