sexta-feira, 28 de junho de 2024

"Ser otimista diminui vontade de adiar as tarefas por fazer"


Procrastinação

"Quantas vezes você fez uma lista de tarefas e, embora a tarefa mais importante esteja no topo, você parece estar subindo de baixo para cima, ou distraído com algo totalmente diferente?

Embora alguns estudos tenham mostrado que as pessoas trabalham mais ou até pagam para encerrar um assunto, a maioria das pessoas ainda se debate com a questão de se resolvo logo este assunto ou é melhor deixar pra depois.

Muita gente, porém, quando tenta sair do dilema, repreendendo-se por procrastinar, descobre que, quanto mais tenta superar o impulso para deixar para depois, mais estressada fica, e o ciclo continua.

Quando Saya Kashiwakura e Kazuo Hiraki, da Universidade de Tóquio (Japão), decidiram estudar o assunto, eles encontraram uma resposta interessante para esse dilema: Embora os procrastinadores muitas vezes se censurem por seus "maus hábitos", acontece que a culpa é maior por suas preocupações com o futuro.


E isso resulta em um comportamento inesperado: As pessoas com uma visão otimista do futuro têm menos probabilidade de serem procrastinadores. Através de um inquérito com cerca de 300 jovens, os pesquisadores descobriram que aqueles que tinham uma visão positiva sobre a diminuição dos seus níveis de estresse no futuro - em comparação com o passado ou o presente - eram menos propensos a sofrer de procrastinação grave.

   
Enquadre o estresse e tire proveito dele.  Imagem: Julia Joshpe/University of Rochester]

Otimismo afasta procrastinação
As opiniões de cada indivíduo sobre o próprio bem-estar pessoal também não parecem influenciar a mania de deixar para depois: Surpreendentemente, não foi encontrada uma relação entre a procrastinação e visões negativas sobre o bem-estar, como a atitude de alguém em relação a si mesmo, ou ainda não encontrar propósito e objetivos na vida.

Assim, melhorar a perspectiva e a preparação das pessoas para o futuro pode ajudá-las a superar a procrastinação e a alcançar um estilo de vida menos estressante.

"Nossa pesquisa mostrou que as pessoas otimistas - aquelas que acreditam que o estresse não aumenta à medida que avançamos para o futuro - são menos propensas a ter hábitos severos de procrastinação," disse Kashiwakura. "Essa descoberta me ajudou a adotar uma perspectiva mais alegre sobre o futuro, levando a uma visão mais direta e à redução da procrastinação," acrescentou a pesquisadora, confessando ser uma procrastinadora inveterada desde a adolescência."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Future optimism group based on the chronological stress view is less likely to be severe procrastinators
Autores: Saya Kashiwakura, Kazuo Hiraki
Publicação: Nature Scientific Reports
Vol.: 14, Article number: 11338
DOI: 10.1038/s41598-024-61277-y
Fonte: Diário da Saúde  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!