Embora alguns estudos tenham mostrado que as pessoas trabalham mais ou até pagam para encerrar um assunto, a maioria das pessoas ainda se debate com a questão de se resolvo logo este assunto ou é melhor deixar pra depois.
Muita gente, porém, quando tenta sair do dilema, repreendendo-se por procrastinar, descobre que, quanto mais tenta superar o impulso para deixar para depois, mais estressada fica, e o ciclo continua.
Quando Saya Kashiwakura e Kazuo Hiraki, da Universidade de Tóquio (Japão), decidiram estudar o assunto, eles encontraram uma resposta interessante para esse dilema: Embora os procrastinadores muitas vezes se censurem por seus "maus hábitos", acontece que a culpa é maior por suas preocupações com o futuro.
Assim, melhorar a perspectiva e a preparação das pessoas para o futuro pode ajudá-las a superar a procrastinação e a alcançar um estilo de vida menos estressante.
"Nossa pesquisa mostrou que as pessoas otimistas - aquelas que acreditam que o estresse não aumenta à medida que avançamos para o futuro - são menos propensas a ter hábitos severos de procrastinação," disse Kashiwakura. "Essa descoberta me ajudou a adotar uma perspectiva mais alegre sobre o futuro, levando a uma visão mais direta e à redução da procrastinação," acrescentou a pesquisadora, confessando ser uma procrastinadora inveterada desde a adolescência."
Artigo: Future optimism group based on the chronological stress view is less likely to be severe procrastinators
Autores: Saya Kashiwakura, Kazuo Hiraki
Publicação: Nature Scientific Reports
Vol.: 14, Article number: 11338
DOI: 10.1038/s41598-024-61277-y
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!