Maria da Conceição Tavares. Tomara que os economistas sigam seu legado e aprendam com ela |
Por midia ninja.
"Grande perda! Faleceu neste sábado, em Nova Friburgo, aos 94 anos, a economista e professora Maria da Conceição Tavares, um dos maiores nomes da economia no Brasil. Portuguesa de nascimento e brasileira de coração, ela foi uma referência no pensamento desenvolvimentista e formou gerações de economistas no país.
Chegou ao Brasil fugindo da ditadura Salazarista em 1954 e tornou-se cidadã brasileira em 1957. Foi uma crítica contundente das políticas econômicas do regime militar, das ditaduras e dos planos liberais. Além de seu trabalho no campo econômico, ela lecionou na Unicamp e na UFRJ, encantando e formando muitos alunos com sua paixão e conhecimento.
Na política, trabalhou na elaboração do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, foi deputada federal de 1995 a 1999, era militante do Partido dos Trabalhadores e teve passagens importantes no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal)
Apaixonada torcedora do Vasco da Gama, sua vida foi celebrada no documentário de 2018 dirigido por José Mariani.
Ela deixa dois filhos, Laura e Bruno, dois netos, Ivan e Leon, e um bisneto, Théo. A família não divulgou a causa da morte.
Toda solidariedade aos familiares, amigos e pessoas próximas dessa importante voz!
Que as suas ideias continuem a ser relembradas, pois, mesmo após três décadas, os discursos de Maria se mantêm incrivelmente pertinentes e atuais."
Fonte: Midia Ninja - Instagram
Que os economistas e políticos sigam seu legado! Por um país melhor! Mais humano, onde vivem seres vivos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!