terça-feira, 30 de junho de 2015

Festa de São João na Eubiose de São Thomé das Letras, MG


Fogueira na Festa de São João, na Eubiose
Por Ana Lúcia Dias

A Festa de São João promovida pela Sociedade Brasileira da Eubiose - Unidade São Thomé das Letras, é tradicional há pelo menos 10 anos e realizada em sua sede no final do mês de junho. Este ano foi na noite de 27 de junho, sábado. 


Existe todo um ritual para se acender a fogueira. São quatro tochas, cada uma representando os pontos cardiais, ou seja, o norte, sul, leste e oeste, que acendem a fogueira.

A Eubiose realiza a Festa de João com entrada franca para toda a população de São Thomé e a população flutuante, ou seja para os turistas presentes no município. É uma festa aberta ao público.

A Sociedade Brasileira de Eubiose realiza uma festa que fornece o famoso quentão (sem álccol), chocolate e cachorro quentes, bem propício nessas noite frias no alto da montanha. E convida os pais e filhos para virem também. Resultado é uma reunião que se forma uma grande família. O evento começa às 20 h colocando o fogo na fogueira.

Fogueira ainda apagada
A proposta da Eubiose é de dar um presente trazido da cultura popular, a Festa de São João a fim de que haja uma confraternização entre às pessoas da cidade e da área rural de São Thomé das Letras com coisas típicas de Festa Junina como a fogueira, o quentão, o chocolate e o cachorro quente, tudo isso feito com muito amor e carinho por parte da Sociedade da Eubiose - Unidade de São Thomé das Letras.

A dra. Ana Aurélia foi a primeira a acender a fogueira
Célio foi o segundo e assim por diante.

As pessoas chegando envolta da fogueira, só para se ter uma ideia do frio que estava no
sábado, 27 último.


 Depois de aceso o fogo na fogueira, as pessoas se dão as mãos envolta da fogueira e saúdam o fogo.




Pouco antes do término da Festa de São João é distribuído pra as crianças e desta vez para os adultos também um saquinho com guloseimas de festas juninas como pipoca doce, paçoca, balas, chocolates. Clique nas imagens para ampliá-las

Valquíria Rosa, Marlene Fortuna e Geferson
Peixe.



Mas para tudo isso dar certo, como deu, foi necessário a participação de várias pessoas ligadas a Eubiose de São Thomé e do Grupo Voz da Terra, que recentemente realizou a peça: "Shakespeare sobe a montanha". Elas e eles ajudam em todas as funções com toda a energia que é preciso para contribuir para a festa  de São João para São Thomé das Letras. Clique nas imagens para ampliá-las.


        
                                      

A dra. Ana Aurélia Di Bello Napolitano que além de uma médica respeitada por seu conhecimento e tempo de atuação em São Thomé das Letras, ela também é administradora da Sociedade Brasileira de Eubiose - Unidade de São Thomé das Letras, MG. nos concedeu uma pequena entrevista sobre a Festa de São João realizada no sábado, 27 de junho.



E vamos ver as opiniões do público que compareceu à Festa de São João neste ano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!