sábado, 26 de setembro de 2015

Benefícios do cacau em pó à saúde

Cacau em Pó Benefícios que vão Além da Sensação de Bem-Estar
"O chocolate é um dos alimentos mais apreciados do mundo. É, de fato, delicioso, pode ser consumido das mais variadas maneiras, deixa qualquer receita mais gostosa, e ainda carrega a fama de ser um grande aliado no combate ao mau humor.


Mas será que este benefício atribuído ao chocolate realmente faz sentido? Por que o alimento é tão conhecido por proporcionar sensação de bem-estar?!

A resposta está no cacau, seu principal ingrediente – que, entre outras vantagens, proporciona prazer, graças ao estímulo à produção de serotonina.

Porém, é claro, todo mundo sabe que não é recomendável consumir chocolates em grandes quantidades e com muita frequência. Isso porque, no chocolate, além do cacau, são incluídos diversos ingredientes que o tornam gorduroso, calórico – o que pode, no caso de um consumo exagerado, levar à obesidade e causar outros problemas sérios de saúde.

Dessa forma, a melhor maneira de usufruir dos benefícios que o cacau pode oferecer – e que não se resumem somente a proporcionar a sensação de bem-estar – é consumi-lo em pó e sem a adição de açúcar.

Atualmente, o cacau em pó é facilmente encontrado no mercado. Seu consumo costuma, inclusive, ser bastante indicado entre os nutricionistas.

Uma outra opção é o cacau nibs, que é a amêndoa natural do cacau, que pode ser consumida de diferentes formas.

Benefícios do cacau em pó à saúde

As vantagens do consumo do cacau em pó são inúmeras. Ele é um alimento rico em vitaminas (como vitamina C e vitamina E) e minerais (como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio), além de conter boas quantidades de fibras.

Conheça os principais benefícios que o cacau pode oferecer à saúde:

1. É antioxidante
Fernanda Machado, nutricionista da Nutri Import, destaca que o cacau é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres) e, por isso, previne o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças.

2. Melhora o humor
Um dos principais benefícios do cacau é o fato de ser fonte de triptofano – aminoácido responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor ligado ao bem-estar. O cacau eleva os níveis de serotonina – neurotransmissor que melhora o humor –, é fonte de dopamina – que atua no controle do movimento, memória e sensação do prazer – e feniletilamina – que atua no sistema nervoso central –, gerando uma boa sensação de bem-estar”, ressalta Fernanda.

3. É benéfico para o intestino
O cacau ajuda a regular a flora intestinal, pois contém flavonoides que servem como alimento para as bactérias probióticas – que, por sua vez, beneficiam o intestino.

4. É aliado do coração
Rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes (que combatem os radicais livres), o cacau ajuda a promover a saúde cardiovascular.
O cacau auxilia ainda no controle dos níveis de colesterol e pressão arterial.

5. Beneficia pessoas com diabetes
O cacau pode auxiliar pessoas com diabetes, pois está relacionado com melhora na ação da insulina (hormônio relacionado com a doença).

Cacau em pó: aliado no emagrecimento?

Além de ajudar a evitar o envelhecimento precoce, proteger o coração, melhorar o humor, o cacau em pó pode ser ainda um grande aliado de quem deseja perder uns quilinhos.

O cacau é rico em polifenóis – substância que, além de antioxidante (combate os efeitos dos radicais livres no organismo), é considerada termogênica, ou seja, está relacionada à queima de gordura. Claro, para isso, o cacau deve ser incluído em uma dieta equilibrada, orientada por um nutricionista, Fernanda acrescenta que o cacau em pó é um grande aliado na dieta e vida saudável, pois proporciona, além de benefícios, uma sensação de prazer e gostosura, “o que o faz ser uma boa indicação para aqueles momentos em que a pessoa tem vontade de comer chocolate”.

Como consumir o cacau em pó?

O cacau em pó pode ser utilizado nas mais variadas receitas saudáveis. De acordo com Fernanda, boas dicas são utilizá-lo na preparação de bolos, cookies, panquecas, vitaminas. 

Uma boa opção é colocar também o cacau polvilhado no iogurte, na banana quente e com frutas. O que vale é utilizar a criatividade de acordo com o gosto de cada um”, acrescenta a nutricionista.

Fernanda destaca que o cacau não é doce. “Portanto, dependendo da receita, é necessário utilizar adoçante ou mel, agave, adoçante natural ou açúcar mascavo. Não é necessário adoçar quando for utilizar nas frutas”, diz.

A quantidade recomendada para consumo varia muito de pessoa para pessoa e deve ser indicada por um nutricionista ou nutrólogo, para que os benefícios do cacau de fato possam ser aproveitados. Como o cacau tem forte sabor, geralmente não é necessário usar muito. A quantidade vai depender também da receita”, acrescenta Fernanda.

Receitas saudáveis com o cacau
1. Banana com cacau para o pré-treino
Ingredientes:
1 banana prata
– 1/2 colher (café) de cacau em pó
– 2 colheres (sopa) de aveia
– 1 colher (sobremesa) de melaço de cana
– 1/2 colher (café) de canela
Modo de preparo: Basta cortar ou amassar a banana e acrescentar os demais ingredientes.
2. Vitamina com banana e cacau
Ingredientes:
200 ml de água ou leite de amêndoas
– 1 colher (chá) de cacau em pó
– 1 banana prata
– 1 colher (sopa) de aveia
– 1 colher (sopa) de amaranto
– 1 colher (chá) de 
chia
– Canela em pó a gosto
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Acrescente gelo e sirva.
3. Bolo integral de cacau
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo integral
– 4 colheres (sopa) de cacau em pó
– 1 colher (sopa) de fermento em pó
– 1/2 xícara de adoçante forno e fogão sucralose ou outro de sua preferência
– 1/2 xícara de
óleo de coco
– 2 xícaras de água

Modo de preparo: Bata no liquidificador todos os ingredientes, deixando por último o fermento. Coloque em uma forma untada com óleo de coco e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 40 a 45 minutos ou até o palito sair seco.

Agora você já tem algumas dicas para incluir o cacau em pó na sua alimentação. Mas lembre-se: para usufruir de todos os benefícios que ele pode oferecer, o ideal é seguir sempre as orientações de um nutricionista."



Fonte: notícias naturais

Dicas de temas para a redação do Enem

Estudantes fazendo testes – Divulgação: ENEM


"Nem bola de cristal, nem cartomante, nem mesmo Harry Potter seria capaz de adivinhar o tema da redação do Enem em 2015. É um segredo guardado a sete chaves, revelado apenas no segundo dia do Exame.

Embora possa parecer simples fazer um texto de 30 linhas sobre algum tema da atualidade, a redação é uma das partes mais temidas do Enem - e também uma das que mais reprovam. Por outro lado, um texto bem feito poderá garantir uma boa nota final. É a única parte do Enem em que é possível atingir 1.000 pontos! E o melhor jeito de se preparar é praticar muito.

Selecionamos alguns dos possíveis temas da redação desse ano para você ir treinando a partir de agora. Confira!

Possíveis temas da redação do Enem 2015
O tema da redação do Enem sempre envolve alguma atualidade, questão política, social ou geográfica.
Não dá para prever exatamente o que cairá na prova, mas com base em tudo que está acontecendo no País e no mundo é possível fazer uma lista com alguns fortes candidatos a “tema do ano”.

Dê uma olhada nos nossos palpites:

1. Refugiados de guerra
Embora já tenha sido abordado no Enem de 2009, o assunto pode voltar, dada a relevância global do tema atualmente. Os países da Europa e do mundo devem aceitar a quantidade de refugiados vindos da África e do Oriente Médio? Quais os impactos sociais e econômicos dessa migração?

2. Crise climática
O desmatamento, a poluição dos rios e a urbanização desordenada já têm sérios desdobramentos sociais, econômicos, políticos e ecológicos. Um dos impactos de destaque na atualidade é a crise de abastecimento de água nos estados do Sudeste.

3. Maioridade Penal
No Brasil, há quem defenda a redução da maioridade penal (idade em que uma pessoa pode ser julgada criminalmente) para 16 anos. O tema é polêmico e divide a opinião de políticos, juristas, defensores dos direitos da criança e do adolescente e da sociedade em geral.

4. Preconceito racial e homofobia
No Brasil, preconceito racial é crime e casais do mesmo sexo já podem casar e adotar filhos, mas os casos de racismo e homofobia ainda são muitos. Por qual razão? Como mudar isso?

5. Jogos Olímpicos 2016
O Rio de Janeiro vai sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Quais serão os impactos positivos e negativos para a cidade, para o Estado e para a economia do País?

6. Descriminalização das drogas
A posse de drogas no Brasil é tratada como assunto de polícia e não de saúde pública - bem diferente de alguns países da Europa que conseguiram reduzir o tráfico com medidas mais “humanizadas”. Será que esse modelo funcionaria aqui?

7. Corrupção enraizada na cultura brasileira
Escândalos recentes na Petrobras, nos governos e na FIFA tomam conta dos noticiários brasileiros, mas existem também os pequenos delitos, o “jeitinho brasileiro”. Quando vamos conseguir moralizar o serviço público e mudar a forma como encaramos a corrupção?

8. Direito dos trabalhadores domésticos
A lei que garante direitos básicos aos trabalhadores domésticos tem gerado muita polêmica. Empregadores reclamam dos custos, mas os domésticos passaram finalmente a ter direitos que já eram garantidos a outros trabalhadores com carteira assinada no Brasil.

9. Os 50 anos do golpe militar
Os frequentes pedidos de intervenção militar por uma minoria da população sugerem um debate sobre o que aconteceu nos 20 anos de regime militar no País.

10. Mobilidade Urbana
As cidades brasileiras finalmente começaram a se dar conta de que em breve já não poderão comportar o número crescente de veículos nas ruas. A solução é investir em outras opções de mobilidade urbana. Mas o que isso envolve? Que tipo de mentalidade as pessoas precisam ter para aceitar novos modelos de transporte?

Como praticar os possíveis temas do Enem
Já que não há como saber com antecedência qual será o tema da redação do Enem 2015, a sugestão é que você escreva redações no modelo dissertativo-argumentativo sobre a maior quantidade possível de assuntos que podem cair na prova.

Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos algumas dicas para começar a escrever os textos. Anote aí:
  • Pesquise bastante sobre cada um dos temas acima. Veja a repercussão internacional, anote dados estatísticos e eventos-chave que podem mudar o rumo da discussão.

  • Reflita sobre a forma como você vê o assunto. Lembre-se de adotar uma postura analítica séria, isenta, sem julgamentos religiosos ou preconceitos.

  • Na proposta de intervenção social que você deve incluir ao final da redação do Enem, pense em soluções que respeitem as liberdades individuais e coletivas: religião, sexualidade, posicionamento político, diversidade em geral.

  • Leia com atenção o edital do Enem desse ano e tente adequar os textos ao formato proposto. Ele não deve ultrapassar 30 linhas.

  • Procure modelos de redação do Enem que tiveram notas altas. Eles dão uma boa dica sobre o tipo de texto que precisa ser desenvolvido."
Fonte: MSN

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Câncer infantojuvenil com especialista, Dr. Luiz Fernando Lopes, em São Thomé das Letras, MG



 O palestrante, oncologista, dr. Luiz Fernando Lopes, chegou pontualmente às 9 h no Centro de Eventos de São Thomé das Letras, para ministrar a palestra sobre sua especialidade no Hospital do Câncer de Barretos, SP. O câncer infantojuvenil.

Com toda a sua experiência de diretor da área de câncer infantojuvenil em Barretos, SP, na qual é muito delicada, em função de serem vidas que nem começaram ou estão no começo de sua trajetória. O atendimento vai de recém-nascidos até jovens de 19 anos ou até de mais idade, dependendo da origem do câncer.

As pessoas interessadas, da áreas de saúde da região, chegaram mais cedo. Quando o dr. Luiz Fernando Lopes chegou, o Centro de Eventos da cidade tinha muita gente, tamanho é o interesse e necessidade nesta área da medicina, que todos presentes permaneceram até a conclusão da palestra e o mais interessante é que ficaram em silêncio absoluto durante a palestra. 


Como o dr. Luiz Fernando é professor também, ele transformou sua palestra em uma aula para cerca de 100 pessoas, entre profissionais da saúde e interessados.

Ele começou sua palestra falando da origem de São Thomé das Letras,  de acordo com ele, sempre em todos lugares em vai ministrar palestra costuma fazer isso ! 
Dr. Luiz Fernando Lopes
Depois explicou o que é o câncer infantojuvenil e a importância de um diagnostico rápido e bem feito e, portanto a importância dos agentes de saúde da família, aquelas moças que passam, pelo menos uma vez na semana em sua casa para ver se está tudo bem com você e com sua família.

Dr. Luiz Fernando Lopes
Mostrou os tipos de câncer que são mais comuns em crianças e adolescentes, sempre se referindo ao tratamento e a cura. Dizendo sempre que o quanto antes for diagnosticado o câncer, maiores as possibilidades de cura, tanto em crianças como adultos !


 Ainda reforçou que o tratamento, a internação, alimentação é tudo pago pelo SUS – Sistema Único de Saúde –. E das doações.

E contou a história do fundador do hospital do Câncer de Barretos, SP –Fundação Pio XII, mostrando fotos do hospital, em especial da Unidade da qual ele é o diretor, da Unidade de Câncer infantojuvenil.


Fundador do Hospital Pio XII




Hospital do Câncer de Barretos
Unidade Infantojuvenil

"A construção do Hospital de Câncer Infantojuvenil “Presidente Luiz Inácio Lula da Silva” foi realizada inteiramente por meio de doações obtidas através de duas edições da campanha televisiva “Direito de Viver” (transmitida pela Rede TV, Gazeta, Rede Vida e Canal Rural), e também por doações de empresas, pelo imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas do “Projeto Cuidar” – aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Barretos para a captação de recursos ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), conforme estabelece o Art. 260 da Lei 8.069/90. "

O nome do Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido como forma de agradecimento pela sua colaboração ao Hospital de Câncer de Barretos durante sua gestão na Presidência da República”, explica o diretor geral da instituição, Henrique Prata. " Fonte: Hospital do Câncer de Barretos.

A dra. Ana Aurélia Di Bella Napolitano, acompanhou e coordenou os trâmites para a palestra. O técnico Edson deu conta do som e do datashow, que o dr. Luiz Fernando utilizou para a palestra.













Dr. Luiz Fernando mostrou a partir de gráficos a maior incidência dos tipos de Cânceres que acometem as crianças e adolescentes.






























No intervalo, uma mesa de café bem à mineira com pão de queijo, bolo de fuba, o café etc. 
Ana Claudia veio do Supermercado
Noel, que também apoia este evento.














Vieram de Três Corações, vários profissionais, dentre eles, um grupo vestido com camisetas cor de laranja, que chamou a atenção. Na camiseta deles está escrito: "Caminhada Passos que  salvam. Todos em direção à cura do Câncer infantojuvenil".

Dr. Evandro Branquinho vestiu
a camisa !

































No final da palestra, o Dr. Luiz Fernando nos concedeu uma entrevista no Centro de Eventos de São Thomé das Letras, ao O Guardião da Montanha – Jornal on-line. 

Em breve, neste blog, a palestra na íntegra sobre o câncer infantojuvenil, ministrado pelo Dr. Luiz Fernando Lopes, especialista e diretor da chamada Unidade Lulinha, em Barretos. Este nome foi dado em homenagem ao ex-presidente Lula.


Entrevista com Professor–Doutor, Luiz Fernando Lopes, especialista em câncer infantojuvenil no hospital de Câncer de Barretos.
 


Apoio:



terça-feira, 22 de setembro de 2015

Primavera chegando !


Começa uma nova Estação do Ano oficialmente às 5 h 20 m de 23 de setembro. 

A primavera é marcada tradicionalmente pelo calor e chuva com muitos raios e trovões.

Que venham as Flores !

domingo, 20 de setembro de 2015

Pesquisador brasileiro descobre como tirar o sal da água do mar

Pesquisador descobre como dessalinizar a água salgada !

Água é vida !
Pesquisador desenvolve uma maneira de dessalinizar a água salgada. Ele utiliza gomos de bambu para transformar a água salgada em doce e potável. Acabaram os problemas de seca no País e no mundo.
















Fonte: " Edson Carlos vem aí "

Profissão: artesão

"A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei 7755/10, do Senado, que reconhece a profissão de artesão. Como tramitava de forma conclusiva, e já havia sido aprovada pelo Senado, a proposta segue para sanção da presidente da República."

Fonte: TST - Tribunal Superior do Trabalho

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Leilão de cavalos de raça e marchadores em outubro


Palestra em São Thomé das Letras com especialista em câncer infanto juvenil

Estão convidados de todos os profissionais de saúde da região e pessoas interessadas

Dr. Luiz Fernando Lopes e especialista em "Câncer na Criança e no Adolescente", tema da palestra, que ele irá ministrar, na parte da manhã de 19 de setembro de 2015, no Centro de Eventos de São Thomé das Letras. Dr. Luiz Fernando Lopes e oncologista Pediatra e Diretor Médico do Hospital de Câncer Infanto Juvenil de Barretos, SP - Fundação PIO XII -, Referência Nacional no Tratamento do Câncer.

Abaixo o comunicado da palestra direcionado à Regional de Saúde:

"À Regional de Saúde

No dia 19 de Setembro de 2015, em São Thomé das Letras, Será ministrada Palestra Sobre "Câncer na Criança e no Adolescente" abordando os seguintes temas:

1. Como reconhecer os Sinais e sintomas e tornar o diagnostico precoce;

2. Quais os Fatores de risco; 

3. Avanços sem diagnostico e sem Tratamento; 

4. Atuais taxas de cura

Dr. Luiz Fernando Lopes
Palestrante: Profº Dr. Luiz Fernando Lopes - oncologista Pediatra e Diretor Médico do Hospital de Referência no Tratamento de Câncer  Infanto Juvenil de Barretos, Fundação Pio XII.



Agenda:

09 h 00 Inicio
11 h 00 Café (30 min.)
12 h 30 Término
12 h 30 às 13 h 30  - Debate com participantes"

Local: Centro de Eventos de São Thomé das Letras, MG

Palestra do prof, dr. Luiz Fernando Lopes em São Thomé das Letras, MG


Dr. Luiz Fernando Lopes (foto)


Especialista em Câncer infanto juvenil

trabalha no Hospital de Referência

 tratamento de  Câncer de Barretos, SP



Graduado em Medicina Pela Universidade de Taubaté (1982), mestrado (1994) e doutorado (2001) em Ciências Médicas Pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp - Livre-Docência (2011) Pelo Departamento de Pediatria da Universidade de São Paulo - USP, E orientador do Curso de Pós-Graduação em Oncologia da Fundação Pio XII, Barretos, Diretor médico do Hospital de Câncer Infanto Juvenil de Barretos. 

Diretor Geral da FACISB (Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos). E consultor Científico do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Coordena o Grupo Cooperativo Brasileiro de Mielodisplasia (GCB-SMD-PED) na infância desde 1997 EO Grupo Cooperativo Brasileiro de Tumores de Células Germinativas (GCB-TCG) em pediatria desde 1991. 

Estes grupos cooperativos recebem e orientam diagnostico ea Conduta Terapêutica em todo território nacional. Atuando principalmente nas áreas de leucemias infantis, mielodisplasia em pediatria e Tumores de células germinativas da criança nos aspectos da epidemiologia molecular, diagnostico e tratamento. 

Parecerista ad hoc na Avaliação de Projeto de Pesquisa no Âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), em junho de 2015.

Fonte: Portal CNPq -  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -.