sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Curiosidades...

Qual é a origem dos quintos dos infernos?
por Sergio Nogueira

Quinto, como todos sabem, é o numeral ordinal correspondente a cinco: “O brasileiro chegou em quinto lugar”. Como numeral fracionário, corresponde a cada uma das cinco partes iguais em que pode ser dividido um todo: “Comeu um quinto do bolo”.
No período colonial, o quinto correspondia ao imposto de 20% que o erário português cobrava sobre o ouro, a prata e os diamantes extraídos do solo brasileiro. Quintos é um substantivo masculino plural, e significa “um lugar muito distante ou desconhecido”. Os quintos (sempre no plural) estão geralmente associados ao inferno, daí mandar alguém para “os quintos dos infernos”. É interessante notar que falamos dos quintos dos infernos, e não do “quinto” dos infernos, uma vez que (acho!) não estamos nos referindo aquele inferno que fica entre o quarto e o sexto inferno, muito menos à quinta parte do inferno…
Segundo o dicionário Houaiss, a expressão “ir ou mandar para os quintos” vem de “ir na nau dos quintos”, ou seja, ir degredado para o Brasil (a nau dos quintos era a que levava à metrópole o imposto de 20% sobre os metais preciosos). Por isso, “ir para os quintos” significava ser banido para esse lugar distante e desconhecido, que era o Brasil.
Acredite, “os quintos dos infernos” era o Brasil.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!