segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Farmacêuticos podem orientar pacientes para evitar automedicação

Comprar remédio sem prescrição médica é muito comum no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, MS nos últimos cinco anos, quase 60 mil casos de internações por automedicação foram registrados no país.

A automedicação pode trazer consequências graves para a saúde, como reações alérgicas e dependência. Além disso, de acordo com o MS - Saúde, o hábito pode aumentar a resistência de microorganismos e inibir a eficácia dos remédios.

 O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge alerta, o paciente deve sempre procurar um farmacêutico para se certificar do remédio que está levando, caso não precise de receita.

"O farmacêutico está perfeitamente amparado, respaldado, para prescrever medicamentos que não exijam receita médica. O paciente que chegar à farmácia deve consultar o farmacêutico, que se intera do problema. Se for um transtorno menor - diarreia, dor de cabeça, quadro febril - o farmacêutico pode indicar medicamento que não exige prescrição médica.  Se for mais grave, é papel dele encaminhar esse paciente para um médico", afirma Walter Jorge.



É função do farmacêutico orientar o paciente sobre o uso correto do
medicamento e verificar o quadro de saúde, como medir a pressão arterial, a febre ou recomendar o teste de glicose. Por outro lado o profissional pode até ser punido caso venda sem receita médica os medicamentos que necessitem de prescrição médica.


"Essa é uma situação de responsabilidade profissional. Identificado o fato,há um processo a ser seguido, com direito a defesa, tudo que um processo ético exige. O profissional pode sofrer uma advertência pública, suspensão do exercício profissional e até cassação do diploma e pagamento de multa", informa.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!