terça-feira, 6 de outubro de 2015

Paracetamol, Tilenol pode matar !

"Tylenol  tem sido um nome comum para o alívio da dor sem receita médica por mais de 50 anos. Mas a popular droga analgésica está recebendo uma grande reformulação na rotulagem após uma série de processos por danos pessoais. De acordo com a Associated Press (AP), como muitos usuários de Tylenol nos dias de hoje estão sofrendo grandes danos no fígado ou morrendo, que o fabricante da droga, McNeil Consumer Healthcare, decidiu colocar uma grande etiqueta vermelha na tampa que informa aos usuários sobre os riscos da droga.
Mesmo quando tomado nas doses recomendadas, o acetaminofeno (também conhecido como paracetamol), o principal ingrediente ativo do Tylenol, pode causar grandes danos ao fígado, podendo levar à insuficiência hepática e até mesmo a morte. De fato, o paracetamol é atualmente a principal causa de falência hepática súbita nos EUA, uma vez que foi demonstrado que os seus metabolitos tóxicos matam as células do fígado. A droga é tão tóxica que até 80 mil pessoas estão correndo para a sala de emergência anualmente devido a intoxicação por paracetamol, e outros 500 vão acabar mortos por insuficiência hepática.
Estes são números preocupantes que podem vir como uma surpresa para a maioria das pessoas , especialmente considerando que milhões de americanos usam Tylenol e medicamentos contendo paracetamol regularmente. Mas, com mais de 85 processos por danos pessoais , movidos contra a empresa no tribunal federal, McNeil está sentindo a pressão em sua droga que tem sido apontada como uma das mais seguras drogas analgésicas no mercado, o que claramente não é.
A aviso irá deixar bem claro que a droga sem receita médica contém paracetamol, um ingrediente de alívio da dor que é a principal causa de insuficiência hepática súbita da nação“, escreve Matthew Perrone para o AP.” A nova tampa é projetada para chamar a atenção das pessoas que não leem os avisos que já aparecem nas letras miúdas no rótulo do produto, de acordo com os executivos da empresa.
O novo rótulo, que conterá com as frases “CONTÉM ACETAMINOFENO (Paracetalmol)” e “Leia sempre a bula“, está previsto que apareça pela primeira vez em todos os frascos de Extra Strength Tylenol (Tylenol Extra Forte), que contém 50 por cento a mais de paracetamol por dose do que o Tylenol normal. E nos próximos meses, todos os frascos de Tylenol, incluindo o Tylenol força regular, terão o novo rótulo.

NyQuil, Sudafed, Excedrin e muitas outras drogas comuns também contêm acetaminofeno/paracetamol

Apesar do novo rótulo, a McNeil, que é propriedade da gigante farmacêutica Johnson & Johnson (J & J), insiste que o Tylenol é seguro quando tomado como indicado. Mas o que a empresa deixa de admitir é que muitas pessoas estão tomando não só o Tylenol, mas também outros medicamentos que contêm paracetamol, o que aumenta a dose do produto químico a níveis que são muito maiores do que provavelmente se imagina.
Uma pesquisa recente também sugere um aumento de até 123% no risco de desfunção renal pela combinação de Paracetamol com álcool.
De acordo com AP, aproximadamente um em cada quatro americanos, ou cerca de 78 milhões de pessoas, consomem produtos com drogas que contem acetaminofeno semanalmente. Verifica-se que cerca de 600 medicamentos sem receita médica, contêm paracetamol.
Combinando diferentes drogas contendo acetaminofeno/paracetamol é uma das principais causas de overdose de paracetamol, dizem os especialistas, por isso a adição das novas etiquetas. Mas algumas pessoas que ficam bem dentro da dose máxima diária de paracetamol, que está atualmente fixada em 4.000 miligramas (mg) por dia, ainda ficam doentes ou morrem, o que sugere que talvez qualquer nível de acetaminofeno é tóxico e deve ser evitado.
É ainda um pouco de um quebra-cabeça“, diz a Dra. Anne Larson do Centro Médico Sueco em Seattle, Washington. “É uma predisposição genética? As pessoas alegam que elas tomaram a quantidade certa, mas elas realmente tomaram a mais? É difícil saber."

Fonte: Noticias Naturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!