sábado, 3 de setembro de 2016

Manifestações 'Fora Temer' na zona oeste de São Paulo!

São Paulo tem protesto contra Temer pelo 5° dia consecutivo

Manifestantes se concentraram no Largo da Batata, zona oeste da cidade; mais cedo, movimentos mudaram horário de protesto no domingo"



Fotos: Daniel Teixeira/Estadão

"SÃO PAULO - Cerca de 400 manifestantes estão concentrados em um trecho da avenida Brigadeiro Luís António, perto do Largo da Batata, em Pinheiros. Uma indefinição em relação ao trajeto foi a senha para que policiais mantivessem o grupo em uma espécie de cercado.
 
Gritos de "Fora, Temer" e contra a polícia militar são os mais repetidos no local. " Essa é a face mais truculenta do golpe. Estão cerceando nosso direiti de manifestação. É a volta da ditadura", disse a estudante Renata Farinari, 23 anos. "O que eles não endentem é que não vai ter arrego, que governo e polícia vão ter que nos enfrentar", completou o também estudante Felipe Siqueira, 19 anos.

Por volta das 21h, a organização do ato sugeriu que houvesse uma desmobilização - e que energias fossem guardadas para o protesto de domingo. À princípio, muitos gritaram que teria luta e não haveria arrego. Mas, por volta das 21h20, o grupo optou pela desmobilização. Cerca de 200 pessoas voltaram para o largo da batata. No momento, o que restou da manifestação é pacífica.



Polícia impediu que o grupo deixasse o Largo da Batata, zona oeste de SP

Depredação. Um grupo mais raducalizado seguiu para a Rua Cardeal Arcoverde, no sentido da Av. Eusébio Matoso. No trajeto, latas de lixo foram queimadas. Quem estava voltando para casa, nos pontos de ônibus, se assustaram e entraram nos bares próximos. "Cara, que inferno, uma semana inteira trabalhando e na sexta não consigo voltar pra casa", falou o eletricista Américo Chaves, 42. Ainda em um ponto de ônibus, dona Fátima lourdes, 37 anos, segurava firme sua filha de 5 anos no colo: "ela está assustada, assustadíssima", repetia a mulher enquanto tentava acalmar a filha.

Na Eusébio Matoso, a confusão foi maior. Pontos de ônibus foram vandalizados e pelo menos duas concessionárias de automóvel tiveram os vidros quebrados. Bombas de gás lacrimogêneo foram atiradas. A polícia foi para cima e o grupo seguiu para a Marginal do rio Pinheiros, dispersos em pequenas frentes.

Um aposentado, irritado, começou a gritar que os manifestantes deveriam ser presos. Como resposta, ouviu o corinho: "reforma da previdência, reforma da previdência."


Alguns dos manifestantes quebraram vidros de agências de automóveis e pontos de ônibus

Ato no domingo. Os organizadores dos protestos queriam iniciar a concentração a partir das 14h do domingo, mas, nesta quinta, 1, a SSP divulgou nota afirmando que qualquer ato estava proibido no local por causa da cerimônia de passagem da tocha paraolímpica pela avenida. O texto provocou imediata reação dos manifestantes, que reivindicaram o direito constitucional à livre manifestação.

Um acordo firmado entre representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) estadual e das frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular estabeleceu que o protesto de lema "Fora Temer! O povo deve decidir" está liberado para acontecer a partir das 16h30 na Avenida Paulista, em frente ao Masp. A negociação, mediada pelo prefeito Fernando Haddad, encerrou o impasse entre manifestantes e a SSP com relação ao horário do ato."

Fonte: Estadão - SP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!