terça-feira, 1 de outubro de 2019

"E se nós tivéssemos gritado por Mariana? E se nós gritarmos por Brumadinho?"

  Comovente depoimento de Marino, um dos sobreviventes da destruição causada pela Vale, Samarco e BHP em Mariana, MG, na audiência pública da ALMG – Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

"Crimes da VALE pioram com o passar do tempo" (Marino)
 2ª parte do depoimento de Marino sobre a destruição da sua família com a tragédia de Mariana, MG na audiência pública na ALMG

Por frei  Gilvander – Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Direitos
"No domingo (29/9/2019), os participantes do Fórum Social da Arquidiocese de Mariana, MG caminham pelas ruas de Barão de Cocais com cartazes e faixas denunciando os crimes cometidos pelas mineradoras Vale/Samarco/BHP e pelo Estado a partir de Mariana e Brumadinho, crimes que continuam impunes e gerando mais vítimas. Marchando, na Romaria Dom Luciano, os romeiros e Romeiras da mãe terra e da irmã água gritam por justiça por Mariana e Brumadinho, enquanto olham as placas de Rota de Fuga colocadas pela mineradora Vale, também em Barão de Cocais. Centenas de pessoas foram evacuadas de suas casas. A lama tóxica não chegou aqui fisicamente ainda, mas já preenche os corações com medo e apreensão. "E se nós tivéssemos gritado por Mariana? E se nós gritarmos por Brumadinho?" Esse é o Grito de luta que ecoa das ruas de Barão de Cocais, MG, neste momento. O nosso grito pode salvar outras vidas. Seguimos juntos em defesa da vida."

                         Fonte: Marina Oliveira

Por Ana Lúcia Dias

Muita gente deve querer saber como o frei Gilvander consegue estar em muitas manifestações pela terra, por moradias dignas, pelos direitos das pessoas? Como ele sabe que está havendo, neste imenso Estado de Minas, em Pernambuco, Ceará, Sul do país enfim neste Brasil tão grande? – "Participo de muitas lutas. Estou no
Frei Gilvander
meio ajudando a organizar e são muitas lutas. Sempre sou convidado. Apenas vou onde sou convidado. 
Ele explica que ajudou na assessoria do '7º Fórum Social pela Vida'. Quem o convida são lideranças pastorais sociais, padres com opção pelos pobres, o povo de luta me convida. 
Frei Gilvander
Agora mesmo recebi convite para assessorar o Encontro de CEBs – Comunidade Eclesial de Base – em Presidente Prudente, SP em 19 de Julho de 2020.", conta frei Gilvander Resultado: ele não para! 

Ele está sempre de um lado para o outro. E ainda arruma tempo para ser articulista deste jornal online. Este é o frei Gilvander. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!