sábado, 5 de setembro de 2020

Meio ambiente: 5 de setembro, o Dia da Amazônia: conheça a importância da floresta para a sobrevivência humana

Dia da Amazonia
Amazônia


NÃO PODEMOS SER CONIVENTES COM UM

GOVERNO QUE ESTÁ DESTRUINDO A VIDA 

DE NOSSAS MAIORES RIQUEZAS NATURAIS 

 

 Por Thaís Garcez - Revista Seleções


Abrangendo mais de 40% do território nacional, a Floresta Amazônica é um tesouro inestimável para a humanidade. Por isso, um dia dedicado somente à flora e à fauna desse bioma foi determinado: o Dia da Amazônia.

Essa data remete aos tempos do Império, quando Dom Pedro II, em 1850, definiu a província do Amazonas. Atualmente, nos ajuda a lembrar da importância ambiental dessa reserva natural tão rica.

Além disso, o Dia da Amazônia tem como objetivo chamar atenção para a necessidade de preservação da floresta, debater sobre o uso responsável de suas riquezas e estimular a criação de projetos e políticas públicas que diminuam o desmatamento.

Amazônia em detalhes

A Floresta Amazônica está presente em 9 estados brasileiros: Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima e algumas partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Além dos países: Peru, Venezuela, Suriname, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa e Bolívia.


Por ter um grande número de rios, a Amazônia é considerada a maior reserva de água doce de superfície do mundo; sendo o rio Amazonas o maior deles. Sua flora é imensamente diversa, tendo a vitória-régia como planta típica da região, além de várias outras que são matéria-prima para medicamentos.

Dia da Amazônia

A fauna presente na Amazônia também é enorme. A floresta é o berço do boto-cor-de-rosa, onça-pintada, peixe-boi-da-amazônia e outros. O maior besouro do mundo, o Titanus giganteus, que pode chegar a 22 cm, também encontra-se lá.

Além da flora e da fauna, a Floresta Amazônica é a casa de muitas aldeias indígenas e comunidades. Atualmente, são aproximadamente 180 povos indígenas, além das tribos isoladas, que vivem em seu interior. Só da tribo Yanomami, por exemplo, reside 25,7 mil indígenas.


Preservação da Floresta Amazônica

Normalmente, nos meses mais secos do ano, entre junho e setembro, o número de focos de incêndio na floresta aumenta. Entretanto, as queimadas ocorrem também pela ação humana.

De acordo com o programa Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), este ano tivemos o segundo pior Agosto, desde o início do monitoramento, em termos de desmatamento. Cerca de 1.045 km² de vegetação foi consumida pelo fogo em um único mês.

Dia da Amazônia
Queimadas na Amazônia

O resultado desse descaso no combate aos incêndios criminosos e da falta de ações efetivas para conter as queimadas é a morte de inúmeros animais e os danos causados à flora amazônica.


O aumento do aquecimento global também é, em parte, resultado do desmatamento. Como se sabe, as árvores, durante o processo de fotossíntese, transformam gás carbônico em oxigênio. Desse modo, os incêndios somados à redução de vegetação aumentam a emissão de gás carbônico na atmosfera.

Proteger a Floresta Amazônica, portanto, vai além de cuidar de um patrimônio mundial. Significa manter a sobrevivência humana, resguardando as fontes de água doce, protegendo a matéria-prima de medicamentos e proporcionando maior qualidade do ar que respiramos.”

Fonte: Seleções         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!