sexta-feira, 9 de abril de 2021

"Cidades de Minas que vacinarem mais rápido vão receber mais vacinas, diz Zema"

Governador de Minas, Zema na Coletiva na 5ª feira


Por LETÍCIA FONTES

"Cidades de Minas Gerais que vacinarem mais rápido receberão mais doses do imunizante contra a Covid-19. A informação foi confirmada pelo governador Romeu Zema, em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (8). 

(Ele estimula essa competição porque pensa como empresário. E deve fazer este tipo de competição com seus funcionários da Eletrozema. Se esquece que o SUS - Sistema Único de Saúde nos municípios mineiros apenas não estão vacinando mais por falta de vacinas. O SUS já demonstrou excelência em outras vacinações.)

A medida faz parte de um plano para agilizar a vacinação no Estado, em parceria com o Ministério Público e a Associação Mineira de Municípios (AMM). Segundo o governador, a distribuição das doses “extras” será retirado do quantitativo da reserva técnica do Estado. O governo prevê destinar 5% dessa reserva de emergência para que prefeituras que não interrompam a vacinação.

De acordo com o governo de Minas, essa reserva serve em caso de emergência, quando há algum problema, como a perda de doses de vacinas. A distribuição das doses “extras” vai priorizar os municípios que estiverem na frente no processo de imunização, com as menores quantidades de doses estocadas. 

"Onde está mais ágil vai receber um pouco mais de vacina, não é muito, mas vai receber mais. Montar estoque de vacina não é recomendável. Ela precisa ir para o braço das pessoas e não ficar em refrigerador", destacou o governador. 

Zema ressaltou que a distribuição das vacinas aos municípios "acontece em horas" pelo governo do Estado. O problema, segundo ele, é que  algumas prefeituras demoram para buscar as doses. “O que tem ocorrido é: algumas prefeituras não buscam essas vacinas na velocidade em que poderiam. Outras não aplicam na velocidade em que poderiam, e nós ainda temos uma questão de informação. Algumas prefeituras aplicam vacinas, mas não informam no sistema no tempo adequado”, complementou.

Zema ainda alfinetou o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) e defendeu que a vacinação dos grupos prioritários não seja interrompida. "Sabemos que os profissionais estão exaustos, mas recomendamos, inclusive, que esse processo continue mesmo aos fins de semana", afirmou o governador, que garantiu que uma nova remessa de vacinas será entregue aos municípios nesta quinta-feira.

"Estamos resolvendo essas questões e, com certeza, teremos um avanço no número de vacinação. Isso ficou represado nos últimos dias e cobramos mais celeridade para vacinar e informar", disse o governador."

Fonte: OTempo     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!