Super Lua é um dos fenômenos celestes de abril (Foto: NASA/Bill Ingalls)
"O astrofísico Gustavo Rojas elenca os principais fenômenos celestes do mês. Prepare-se para se deslumbrar com a Lua e os Lirídeos"
Por GUSTAVO ROJAS
"O início do outono será marcado por diversas atrações celestes, com destaque para a chuva de meteoros Lirídeos. Os meteoros, também chamados de estrelas cadentes, são fenômenos luminosos provocados por pequenas partículas de poeira cósmica que queimam na alta atmosfera terrestre. São fenômenos belos e sutis, que exigem principalmente paciência e um céu escuro para serem observados com sucesso.
CALENDÁRIO CELESTE
Dia 6
Ao lado de gigantes
A Lua minguante se posiciona bem ao lado de Saturno, que está na constelação de Capricórnio. Na madrugada seguinte, é a vez do nosso satélite ficar pertinho de Júpiter. Olhe para o leste a partir das 2h.
Dia 17
Perto de Marte
No começo da noite, a Lua crescente e o Planeta Vermelho estão visíveis lado a lado, a noroeste, abaixo das constelações de Orion e Gêmeos.
Dia 22
Poeira de Cometa
Composição de meteoros Lirídeos e outros objetos no céu do Novo México, nos EUA, em 2012 (Foto: NASA/MSFC/Danielle Moser)
A primeira chuva de meteoros relevante do ano acontece na madrugada de quarta para quinta-feira. Os Lirídeos são originários do cometa C/1861 G1 (Thatcher). Olhe na direção norte, onde está a estrela brilhante Vega. O melhor horário é por volta das 4h.
Dia 26
Super? Nem tanto
Embora não seja um termo científico, a "Super Lua" tornou-se muito popular nos últimos anos. A Lua Cheia deste mês acontece um pouco mais próxima de nós, mas a diferença para o observador é quase imperceptível. Fica apenas um pouco mais brilhante que o usual."
Gustavo Rojas (@gurojas) é físico da Universidade Federal de São Carlos. Esta coluna foi certificada com o selo de qualidade da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).
Fonte: Revista Galileu
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!