sábado, 1 de janeiro de 2022

"Que Nada lhe Dê Esperanças nos Dias que Virão"


 Se estiver passando pelo Inferno, continue caminhando.

Winston Churchill

Muitas são as formas de como os seres humanos contam os períodos em que o planeta completa uma volta em torno do Sol. Enquanto os países que seguem o calendário gregoriano celebram a entrada no ano 2022, para os muçulmanos estamos no ano 1443 e para os que seguem o calendário hebraico, a contagem está em 5782. Para os chineses, estamos no ano 4719, e as celebrações de mudança de ano não tem uma data fixa, pois seguem um calendário baseado nas fases lunares. Para quem segue o calendário gregoriano, como nós, o ano novo chinês sempre ocorre entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro.

As formas de contagem dos anos podem variar. Mas o que há de comum em todas as culturas é que os festejos de ano novo trazem consigo a renovação da Esperança. O fim de um período e o início do próximo é acompanhado de celebrações, recordações, pedidos para o atendimento de desejos e sonhos, novas determinações, fechamento de ciclos e abertura de novos. Um recarregamento de energias para mais um período de travessia.

O Propósito preenche as ações humanas de significado. Eu faço uma tarefa ou ação porque sinto e entendo sua importância para alcançar determinado resultado em algum momento no futuro. O Propósito é a semente da motivação. 

Mas a Esperança é a água que nutre essa semente. Você pode ter o melhor Propósito do mundo, mas se não tiver Esperança que suas ações tenham o resultado desejado, muito provavelmente a paralisia reinará. Ou o desleixo.

O psicólogo austríaco Viktor Frankl demonstrou a importância que a Esperança tem para o ser humano, principalmente em épocas difíceis. Prisioneiro em um campo de concentração durante os horrores da Segunda Guerra Mundial, Frankl percebeu que as vidas de muitos prisioneiros eram abreviadas quando estes perdiam a Esperança. “Quem não consegue mais acreditar no futuro – seu futuro – está perdido no campo de concentração. Com o futuro, tal pessoa perde o apoio espiritual, sucumbe interiormente e decai física e psiquicamente.”, diz Frankl em seu livro “Em Busca de Sentido”. 

O próprio Viktor Frankl encontrou uma forma de manter-se esperançoso face ao sofrimento que enfrentava a cada momento do dia. Ele mantinha escondido um caderno onde efetuava anotações e observações sobre o que vivenciava a cada dia, sonhando com o momento em que apresentaria suas anotações e conclusões em aulas e palestras. 

Retire a Esperança de um ser humano e você roubará o seu futuro. Roube o futuro de um ser humano, e suas ações presentes perderão o sentido. E ele definhará até a morte, seja física, seja em vida, quando suas ações são movidas apenas para satisfazer a camada mais baixa da pirâmide de Maslow.

A Esperança é importante demais em nossas vidas. E quando penso na importância da Esperança, percebo o quanto temos o hábito de buscar situações, momentos ou pessoas que “nos deem Esperança”. Depositamos a Esperança nos políticos, nos padres e pastores, no pai e na mãe, nos amigos e amigas. Depositamos a Esperança no crescimento da Bolsa, nos investimentos, no tratamento de saúde, no concurso para o serviço público, no novo empreendimento. Aprendemos a nutrir nossa Esperança no que está externo a nós, esquecendo que tudo que é externo a nós está fora de nosso controle e portanto, mudará. Construímos castelos em chão de areia e quando estas se movem, nossos castelos desabam e ainda ficamos surpreendidos.

A Esperança verdadeira não pode ser dada, concedida ou originada pelo que vem de fora. Ela precisa ser encontrada e conquistada dentro de nós, o único local no Universo totalmente a salvo das incertezas e tempestades que vem de fora. 

Por isto, desejo que nada lhe dê Esperança nos dias e anos que virão. Se a Esperança vem de algo ou alguém, você sempre será dependente deste “fornecedor externo”, vivendo, mesmo sem saber, à mercê de seus caprichos e variações.

Desejo, portanto, que você encontre a Esperança que lhe alimenta na fonte inesgotável que todos temos dentro de nós. Não será fácil. Haverá choro e ranger de dentes, você sentirá cansaço. Precisará mergulhar em si mesmo, a viagem mais perigosa que qualquer ser humano pode fazer. Atravessará desertos hostis, subirá montanhas inóspitas, a própria descrença e a descrença alheia.

Mas uma vez alcançada, sua fonte interna de Esperança será sua inesgotável fonte de nutrição para as ações que realiza a cada momento. O mundo poderá cair em sua cabeça, mas o inferno sempre estará do lado de fora. Você terá uma fonte de água protegida da fúria da tempestade, um local seguro para se nutrir.

Quando alcançar a Esperança que está em você, então saberá o significado de autonomia, a fonte que faz aqueles continuarem sua caminhada independente do que acontece à sua volta: a Determinação.


Maurício Luz
Maurício Luz escreve a Coluna "Frases em Nosso Tempo", aos sábados para O Guardião da Montanha.

Ele é carioca e ganhou prêmios:

1º Belmiro Siqueira de Administração – em 1996, na categoria monografia, com o tema “O Cliente em Primeiro Lugar”. 

E o 2ºBelmiro Siqueira em 2008, com o tema “Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Oportunidades Para a Ciência da Administração”..

Ex-integrante da Comissão de Desenvolvimento Sustentável do Conselho de Administração RJ. 

Com experiência em empresas como SmithKline Beecham (atual Glaxo SmithKline), Lojas Americanas e Petrobras Distribuidora, ocupando cargos de liderança de equipes voltadas ao atendimento ao cliente.

Maurício Luz é empresário, palestrante e Professor. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). 

Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec (2005). Formação em Liderança por Condor Blanco Internacional (2012). 

Formação em Coach pela IFICCoach (2018). Certificado como Conscious Business Change Agent pelo Conscious Business Innerprise (2019). 

Atualmente em processo de certificação em consultor de Negócios Conscientes por Conscious Business Journey.

Um comentário:

  1. Gratidão! Foi um Abrir de Olhos, um "Reacordar " sobre ter esperanças.

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!