sábado, 10 de setembro de 2022

Meio ambiente: Caatinga – Um bioma exclusivo do Brasil

Caatinga, BA - Foto: Maria de Sousa
Por Maria de Sousa

"Todos os anos, no dia 28 de abril, comemoramos o Dia Nacional da Caatinga. O Decreto Federal de 20 de agosto de 2003, oficializou a data, que foi escolhida em homenagem ao professor João Vasconcelos Sobrinho (Moreno, 1908 — Recife, 4 de maio de 1989), considerado pioneiro na área dos estudos ambientais no Brasil, bem como uma das maiores autoridades em ecologia da América Latina. A referida data foi criada com o objetivo de prestar homenagem à Caatinga, um bioma tipicamente brasileiro e, ainda, conscientizar as pessoas acerca da importância da sua conservação para o equilíbrio do meio ambiente.

O Decreto de 20/08/2003, assim dispõe em seu artigo 2°:


“Caberá ao Ministério do Meio Ambiente fixar os programas e instruções para as comemorações do Dia Nacional da Caatinga”.


A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro


Infelizmente, algumas espécies da Caatinga foram extintas – como a ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) – em março de 2020, ocorreu a repatriação de 52 exemplares dessa espécie, que retornaram ao seu lar, a caatinga baiana; e outras estão

ameaçadas – como é o caso da arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) – recentemente, estão morrendo eletrocutadas no sertão da Bahia.





É necessário a criação de mais unidades de conservação para a proteção legal desse bioma único, apesar de algumas unidades já existirem.


Ademais, os constantes desmatamentos, as queimadas, a caça ilegal de animais silvestres, o lixo (resíduos sólidos) e as práticas insustentáveis do manejo do solo, principalmente, causam impactos nocivos ao bioma exclusivamente brasileiro.



Arara-azul-de-lear – endêmica da Caatinga baiana / site: wikiaves/

















O trabalho em defesa da Caatinga é de todos (Poder Público e sociedade! Nessa data, destacamos nosso artigo ''Caatinga, um bioma exclusivamente brasileiro e sua importância para o equilíbrio do meio ambiente” (Aqui)para que todos acessem e conheçam melhor sobre o assunto.

Diante do exposto, finalizamos com o belíssimo texto de autoria do Professor João de Vasconcelos Sobrinho, considerado um dos pioneiro no estudo da Caatinga, intitulado “Os dez mandamentos da Ecologia”:

1. Ama a Deus sobre todas as coisas e a Natureza como a ti mesmo.

2. Não defenderás a Natureza em vão, apenas com palavras, mas através de teus atos.

3. Guardarás as florestas virgens, pois tua vida depende delas.

4. Honrarás a fauna, a flora, todas as formas de vida, e não apenas a humana.

5. Não matarás.

6. Não pecarás contra a pureza do ar deixando que a indústria suje o que a criança respira.

7. Não furtarás da terra sua camada de húmus, raspando-a com o trator, condenando o solo à esterilidade.

8. Não levantarás falso testemunho dizendo que o lucro e o progresso justificam teus crimes.

9. Não desejarás para teu proveito que as fontes e os rios se envenenem com o lixo industrial.

10. Não cobiçarás objetos e adornos para cuja fabricação é preciso destruir a paisagem: a terra também pertence aos que ainda estão por nascer."


VIVA O DIA NACIONAL DA CAATINGA!

VIVA O BIOMA CAATINGA! 

Fonte:  https://www.brasilmostrasuagrandeza.com.br

Maria de Sousa, na Caatinga   
Maria de Sousa
Advogada, pesquisadora e estudiosa de Cultura, Literatura e Meio Ambiente, Pos-Graduanda em Direito Ambiental e Urbanístico.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!