sexta-feira, 16 de setembro de 2022

O que faz um Presidente, Senador, Deputado Federal/Estadual?


 

Veja qual é atribuição para cada cargo eletivo nessas eleições de 2022 para:

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE):

"A governadora ou o governador exerce o Poder Executivo no estado, que são 26, mais o Distrito Federal. Cabe a quem ocupa o cargo representar, no âmbito interno, a respectiva Unidade da Federação nas relações jurídicas, políticas e administrativas.

Na chefia da administração estadual, é auxiliado pelas secretárias e secretários de estado. Também participa do processo legislativo e responde pela segurança pública. Nesse caso, o governo estadual e do DF contam com as Polícias Civil e Militar e com o Corpo de Bombeiros.


Em razão da autonomia dos estados e do Distrito Federal, cada constituição estadual e a Lei Orgânica do Distrito Federal estipulam as competências e responsabilidades do cargo.


Câmara dos Deputados

As deputadas e os deputados federais são os representantes do povo no âmbito federal. Compete a eles elaborar leis de abrangência nacional e fiscalizar os atos da pessoa que exerce a Presidência da República. Cabe aos parlamentares apresentar projetos de leis ordinárias e complementares, de decreto legislativo, de resolução e emendas à Constituição, bem como discutir e votar medidas provisórias editadas pelo Executivo e criar Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).


Assembleias Legislativas e Câmara Legislativa do DF

As deputadas e deputados estaduais ou distritais representam o povo na esfera estadual (Assembleia Legislativa) ou distrital (Câmara Legislativa do Distrito Federal). Compete a esses parlamentares legislar, propor, emendar, alterar e revogar leis estaduais. Eles também fiscalizam as contas do Poder Executivo estadual, entre outras atribuições.


Senado Federal

Já as senadoras e os senadores são os representantes dos estados e do DF no Congresso Nacional. Assim como os integrantes da Câmara dos Deputados, têm a prerrogativa constitucional de fazer leis e de fiscalizar os atos do Poder Executivo. Além disso, a Constituição Federal prevê como competência privativa do Senado: processar e julgar, nos crimes de responsabilidade, os que ocupam os cargos de presidente e vice-presidente, os ministros de Estado e os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), os membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público, o procurador-geral da República e o advogado-geral da União.


Presidência da República

A pessoa eleita para a Presidência da República governa e administra os interesses públicos da União. Tem o dever de manter a integridade e a independência do país, bem como apresentar um plano de governo com programas prioritários, projetos de lei de diretrizes orçamentárias e propostas de orçamento. Exerce também atribuições administrativas e legislativas. 

Ao elegermos um Presidente, junto elegemos o vice-presidente escolhido pelo candidato.

Entre as diversas atribuições administrativas do cargo estão nomear os titulares compatíveis aos ministérios, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dos tribunais superiores e o advogado-geral da União.

Com relação à política externa, compete ao presidente da República decidir sobre as relações com outros países, sobre o credenciamento de representantes diplomáticos e sobre a celebração de convenções, tratados e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional.

Importância dos deputados 

É importante ter deputados federais (aqueles que ficam em Brasília, no Congresso Nacional) que apoiem o Presidente da República, para que o Presidente tenha votação em seus projetos para melhorar o país. Na Câmara dos Deputados são 513 deputados (as)

Os deputados estaduais (aqueles que compõem a Assembleia Legislativa de cada Estado) têm a mesma função apenas que para o governos dos Estados. Depende de cada Estado, o número de deputados. 

E o Senadores que apoiem o presidente da República, em função do Senado ser a última instancia em que passa uma Lei a fim de ser aprovada, embora a Lei depois  volte para a Câmara dos Deputados, mas o peso do Senado é importante. No Senado são 81 senadores (as). 

É importante você saber em que deputado estadual e federal e senador se votou para que você possa cobrá-lo. Ele (a) é nosso funcionário.

Somos nós que pagamos tanto cada um dos 513 deputados federais. Assim como os deputados estaduais  e os 81 Senadores  

Nós cidadãos que pagamos com nossos impostos todos os políticos do país. Até o salário do Presidente, dos ministros, secretários, assessores e o Cartão Corporativo utilizado pelo Presidente da República. (que é um cartão de débito) E todas as mordomias que eles têm.

Horário de votação

A votação será realizada simultaneamente em todo o país de 8h às 17h, observado o horário oficial de Brasília. Devido à diferença de fuso em alguns estados, a votação começa e termina mais cedo em algumas regiões. Assim, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Roraima e Mato Grosso terão a votação iniciada uma hora antes em relação ao horário de Brasília. No estado do Acre, a votação começará duas horas mais cedo e, em Fernando de Noronha, uma hora mais tarde, mantendo-se, em todos os estados, o mesmo número de horas da votação."

Fonte: TSE - Tribunal Superior Eleitoral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!