terça-feira, 20 de setembro de 2022

Saúde: "Mel de Manuka trata infecção pulmonar mortal resistente a medicamentos"

O mel de Manuka pode ajudar a eliminar infecção pulmonar mortal resistente a medicamentos. [Imagem: Gerald.w/Wikimedia]

Por Redação Diário da Saúde

Mel de manuka

"Um novo tratamento combinando mel de manuka natural com um medicamento amplamente utilizado mostrou-se eficaz para tratar uma infecção pulmonar potencialmente letal, além de reduzir bastante os efeitos colaterais de uma das drogas atuais usadas para seu tratamento.

Esse mel é produzido por abelhas comuns que se alimentam das flores da árvore manuka (Leptospermum scoparium), de origem australiana.

A Dra Victoria Nolan e seus colegas da Universidade de Aston (Reino Unido) conseguiram combinar o mel de manuka e a droga amicacina para criar uma formulação de nebulização para tratar a infecção pulmonar bacteriana causada pela Mycobacterium abscessus.

O mel de manuka é conhecido há muito tempo por ter amplas propriedades medicinais, mas mais recentemente foi identificado por sua atividade antimicrobiana de amplo espectro.

Agora, os cientistas descobriram que o mel de manuka tem o potencial de matar diretamente uma série de infecções bacterianas resistentes a medicamentos - como a Mycobacterium abscessus - que geralmente afetam pacientes com fibrose cística (FC) ou bronquiectasia.

fibrose cística é uma condição genética que afeta centenas de milhares de pessoas em todo o mundo. E a bronquiectasia é uma condição de longo prazo em que as vias aéreas dos pulmões se alargam, levando a um acúmulo de excesso de muco que pode tornar os pulmões mais vulneráveis à infecção.

Oito vezes menos remédio

Os pesquisadores usaram amostras da bactéria Mycobacterium abscessus retiradas de 16 pacientes infectados com fibrose cística. Eles então testaram o antibiótico amicacina, combinado com mel de manuka, para descobrir qual dosagem era necessária para matar a bactéria.

Atualmente, os pacientes recebem um coquetel de antibióticos, que consiste em 12 meses ou mais de quimioterapia antimicrobiana - e, muitas vezes, isso não resulta em cura. A dosagem de amicacina geralmente usada em um paciente para matar a infecção é de 16 microgramas por mililitro, o que acaba causando efeitos colaterais graves.

Mas os pesquisadores descobriram que a nova combinação com o mel de manuka exige uma dosagem de apenas 2 microgramas por mililitro de amicacina - resultando em uma redução de oito vezes na dosagem da droga.

"Este tratamento tem o potencial de reduzir significativamente a perda auditiva associada à amicacina e melhorar muito a qualidade de vida de muitos pacientes - particularmente aqueles com fibrose cística. Estou muito satisfeito com o resultado desta pesquisa porque ela abre caminho para experimentos futuros e nós esperamos que, com financiamento adequado, possamos avançar para ensaios clínicos que possam resultar em uma mudança na estratégia para o tratamento dessa infecção debilitante," disse o professor Jonathan Cox, coordenador da equipe."

Checagem com artigo científico:

Artigo: In vitro synergy between manuka honey and amikacin against Mycobacteria abscessus complex shows potential for nebulisation therapy
Autores: Victoria C. Nolan, James Harrison, Jonathan A. G. Cox
Publicação: Microbiology
DOI: 10.1099/mic.0.001237

 Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!