domingo, 11 de setembro de 2022

"Enem 2022: saiba o que fazer na véspera da prova"

© Wavebreakmedia/iStock Enem 2022: saiba o que fazer na véspera da prova

Por Laura Oliveira - Revista Seleções

"Você esperou por esse dia o ano inteiro, portanto não pode deixar nada te atrapalhar. As provas de concurso ou do Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) são as portas de entrada para uma mudança importante na vida do candidato. Muitas pessoas passam anos dedicando horas do seu dia aos estudos e fazendo sacrifícios para alcançar seus objetivos. Por isso, estar bem na hora da prova é mais que importante, é imprescindível.

Mas como saber se nada de mal vai acontecer bem na hora da prova? Bem... Certas coisas não têm como prever, mas outras são possíveis de evitar. Para que tudo dê certo, veja alguns cuidados que você pode tomar e anote as dicas para que o seu rendimento seja incrível.

Leia também: Enem 2022: dicas para fazer uma boa redação

Relaxe

Sim, relaxar no dia anterior à prova pode te ajudar muito. Entenda que todo o esforço que você fez para assimilar o conteúdo já foi válido. Além disso, especialistas afirmam que o cérebro tem a capacidade de relembrar com mais clareza aquilo que foi visto por último. Desse modo, algo que você viu anteriormente pode ser esquecido, pois ele dará mais importância à última informação coletada. Então, não passe sua véspera repassando a matéria. Confie no que você já estudou e tire esse dia para relaxar. O importante é ter uma boa noite de sono para que o córtex ( Tem um papel central em funções cognitivas superiores, como a tomada de decisões, a motivação, a atenção, a aprendizagem, a memória, a solução de problemas e a capacidade de abstração), possa decifrar todo aprendizado.

Publicidade
Não saia da rotina

Para evitar surpresas desagradáveis, mantenha a sua rotina alimentar. Evite consumir álcool e comidas muito diferentes das que você consome no dia a dia. Variar o cardápio um dia antes da prova pode causar desconfortos gastrointestinais e até uma dor de barriga. Com certeza não é isso o que você quer, não é mesmo? Então, faça refeições saudáveis e leves, e antes da prova, tome um café da manhã reforçado, com pães e cereais. Evite frituras!

Olhos no relógio

Essa dica é muito importante! Para não perder a hora - e o ano inteiro de estudos - planeje o tempo que você precisará gastar para se arrumar, se alimentar e fazer o trajeto até o local da prova. Faça uma estimativa de tempo com folga, não chegue em cima da hora; conte com imprevistos. Chegar com calma ao local da prova também te ajudará a controlar a ansiedade e a se preparar psicologicamente para resolver todas as questões.

Além disso, evite sair à noite no dia anterior; principalmente para festas. Ter uma noite de no mínimo 8 horas de sono te auxiliará a ter mais concentração durante a prova. Se você estiver muito agitado, tente tomar um chá de camomila para acalmar. Mas, não deixe de acordar com bastante antecedência e não perca a hora!

Para não ser surpreendido pela fome durante a prova, leve alguma fruta (maçã, banana...), barrinha de cereais ou chocolate meio amargo; para dar energia. Siga essas dicas e confie nos seus conhecimentos. Boa prova!

Enem 2022: dias das provas

A distribuição das provas do Enem 2022 será feita da seguinte forma: No dia 13/11, 13h30 às 19h, a prova contará com a redação; 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 questões de Ciências Humanas. E, finalmente, no segundo fim de semana, no dia 20/11, 13h30 às 18h30 a prova terá 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.

No dia da prova, não esqueça dessas dicas e garanta uma ótima nota na sua redação. Boa sorte!" 

Fonte: Revista Seleções     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!