sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Antidepressivo altera arquitetura do cérebro em questão de horas




Uma única dose de um dos medicamentos mais amplamente prescritos no mundo todo para o tratamento da depressão provoca alterações em todo o cérebro em questão de poucas horas.

A descoberta, que surpreendeu os pesquisadores, foi feita por uma equipe do Instituto Max Planck para Cognição Humana e Ciências do Cérebro, em Leipzig.
Eles descobriram que o ingrediente ativo escitalopram, que influencia a disponibilidade do neurotransmissor serotonina, provoca grandes alterações na conectividade entre as redes funcionais cerebrais - em outras palavras, a atividade cerebral síncrona em várias áreas do cérebro - mesmo quando ele está em repouso.
Escitalopram e serotonina
O escitalopram influencia quais redes do cérebro são ativadas simultaneamente, isto é quando elas oscilam em sincronia.
Este efeito rápido e abrangente do medicamento é inesperado, já que os efeitos antidepressivos desta classe de drogas geralmente requerem de duas a três semanas para se manifestar.

O estudo sugere que o efeito dessa classe de medicamentos - chamados inibidores seletivos da recaptação da serotonina - começa apenas algumas horas após a ingestão inicial da droga.
Fonte: Diário da saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!