terça-feira, 8 de agosto de 2017

Em 2018 carteira de motorista no celular


Brasília, por Chico Sant'Anna

"Já imaginou você ser parado numa blitz, o guarda ou agente do Detran lhe pedir a carteira de motorista e você mostrar a sua habilitação por meio do telefone celular?

Doidice mirabolante?
Nada disso. Se hoje as multas de trânsito já podem chegar até o motorista via um aplicativo no celular, em 2018 a habilitação já será virtual. A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) já foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e terá o mesmo valor jurídico da CNH impressa e estará disponível a partir de fevereiro de 2018. Agora, não vai ter mais aquela desculpa que esqueceu em casa o documento.
A versão impressa continuará a existir. Os motoristas poderão apresentar o documento de porte obrigatório tanto impresso quanto em formato digital, no smartphone. Segundo o Ministério das Cidades não há risco de falsificações. Haverá um sistema criptográfico que assegurará  a validade do documento. A autenticidade da CNH digital poderá ser comprovada pela assinatura com certificado digital do emissor ou com a leitura de um QRCode.
Também os agentes de trânsito farão a conferência dos dados dos documentos por meio de celular. Um aplicativo, que já está em fase de testes, fará a leitura do QRCode, como já é realizado com a CNH impressa."

Blog de Chico Sant'Anna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!