sábado, 5 de agosto de 2017

Maduro: 'Não vão tirar a Venezuela do Mercosul'

Redação: AFP 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, garantiu que seu país vai continuar no Mercosul, apesar da suspensão imposta pelos quatro membros fundadores do bloco neste sábado, em uma reunião de chanceleres em São Paulo.

"Não vão tirar a Venezuela do Mercosul. Nunca. Somos Mercosul de alma, coração e vida. Algumas oligarquias golpistas, como a do Brasil, ou miseráveis, como a que governa a Argentina, poderão tentar mil vezes, mas sempre estaremos aí", respondeu Maduro em declarações à Rádio Rebelde da Argentina.

A Venezuela foi suspensa do Mercosul por "ruptura da ordem democrática", em decisão unânime dos membros fundadores Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Em suas declarações à rádio, Maduro acusou o presidente argentino Mauricio Macri de estimular um bloqueio comercial e político contra seu país.


"O Macri não só destrói o povo e agride a classe trabalhadora argentina (...), mas também é a ponta de lança da agressão e agora o porta-bandeira da busca por um bloqueio econômico, financeiro, comercial e político como o que fizeram a Cuba nos anos 60", disse.


O presidente venezuelano defendeu a Assembleia Constituinte que foi instalada nesta sexta-feira e, já no sábado, destituiu a Procuradora-geral Luisa Ortega, que definiu o governo como uma "ditadura".

A oposição venezuelana reunida em torno da Mesa da Unidade Democrática (MUD) exige eleições gerais em suas manifestações que, em quatro meses, já deixaram 125 mortos e considera da Constituinte uma "fraude" para manter Maduro no poder e instaurar um sistema comunista na Venezuela.

Maduro declarou à rádio argentina que a Constituinte "foi um bálsamo para a vida social e política da Venezuela. Uma nova fase foi aberta".

Ele também considerou que a Venezuela sofre "um dos ataques, dos assédios mais ferozes que já vimos em 18 anos de revolução bolivariana. Estamos começando a transitar num novo terreno, um terreno de paz. Vamos reconquistar a paz, que é o bem mais precioso que temos que cuidar", afirmou.”


Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!