Em Brumadinho, mais lama tóxica, mais crime contra a vida e o meio ambiente. Mas “vamos deixar passar a boiada”, e acabar a natureza do país. É isso que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles propôs e se está sendo seguido à risca pela mineradora da Vale S/A. e a Mineração Ibirité Ltda, a MIB.
Estranho isso, porque quando foi privatizada a “Vale do Rio Doce” na década de 1990, pelo então presidente da Republica Fernando Henrique Cardoso, os próprios funcionários da Vale compraram grande parte da “Vale do Rio Doce” com a ideia de mantê-la uma empresa genuinamente brasileira. Depois que se tornou a Vale S/A
Cadê o nacionalismo? Desde do primeiro rompimento em Mariana, em 2015, que acabou com o Distrito de Bento
Bento Rodrigues em Mariana, MG |
São famílias inteiras despedaçadas, mas o que importa para a Vale, que antes era uma empresa com a alma de mineradores brasileiros. Mas é o poder do dinheiro, que não trará vidas de volta. Será que eles sabem que os caixões não tem gavetas!
Brumadinho, MG |
Os moradores do Córrego do Feijão, em Brumadinho denunciaram e questionam quanto ao novo vazamento de rejeitos tóxicos de mineração entre a saída da comunidade de Córrego do Feijão e a Comunidade de Casa Branca.
Em 19 de fevereiro, de 2021 mais um vazamento, que transformou o que era um córrego em um mar de lama, que afeta o Rio Paraopeba, que abastece a região. A cada dois anos acontece algum fato que deixa estarrecidos, principalmente quem vive em Minas Gerais.
A Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário - RENSER, MAM e Comissão Pastoral da Terra - CPT se reuniram no local para fazer o registro de mais esse vazamento. Eles e a comunidade estão exigindo providências urgentes do Estado para a punição dos responsáveis.
Fonte: Frei Gilvander Moreira
Muito boa a matéria. É preciso que essa voz se ecoa...É mais um crime da Vale, com cumplicidade do Estado. E causa-nos indignação o fato de a Vale seguir impune, além de praticamente nada ter feito em reparação aos danos causados às famílias e ao meio ambiente.
ResponderExcluir