Atualmente, são conhecidos 118 elementos químicos – 92 naturais e 26 artificiais. Quase todos eles se combinam entre si, gerando todas as substâncias que compõem o nosso infinito Universo. Dentre estes elementos, encontram-se o oxigênio e o hidrogênio, que unidos formam a água, o material mais abundante em nosso planeta.
A água ocupa 75% da superfície do nosso mundo, e é vital para a sustentação da vida em nosso mundo. É a única substância na natureza que aumenta de volume quando congela. Esta característica não serve apenas para estourar as garrafas com algum líquido que foram esquecidas no congelador. Isto impede que, nas regiões mais frias, um lago congele por inteiro, possibilitando que a vida continue por baixo da superfície de gelo que se forma na superfície.
A água também é capaz de dissolver mais substâncias que qualquer outro líquido, sendo por isto chamada de “solvente universal”. Agradeça a esta propriedade da água o fato de que os nutrientes que nossas células precisam são facilmente transportados pela água em nosso corpo.
O precioso líquido é formado originalmente por dois gases distintos entre si. Ao se combinarem, eles formaram algo que possui propriedades extremamente diferentes de suas características originais. Unidos, eles formam o veículo da vida, algo que os elementos originais, sozinhos, não poderiam fazer.
Assim é por toda a natureza. Ela nos mostra que a diversidade, por si só, não é suficiente. Se a vida se apresenta em inúmeras formas, aumentando sua capacidade de adaptação e resiliência, é porque ela é altamente interativa. Não é possível a nenhum ser manter-se vivo de forma absolutamente isolada. E desta forma, ela possibilita e encontra combinações, simbioses e parcerias tão perfeitas, tão complementares, que fortalece a todos os seus integrantes como um todo.
E interações profundas somente é possível com inclusão. Incluir significa envolver, introduzir, inserir em si, implicar, compreender em algo. Até isto a natureza nos ensina, que é possível ser diverso sem ser inclusivo. Dentre todos os 118 elementos químicos já conhecidos, há sete que não se combinam com os demais. São denominados “gases nobres” por esta característica. Mas sempre reflito sobre o que seria do Universo se todos os demais elementos também não combinassem entre si. Teríamos um mundo diverso mas essencialmente monótono e morto. Uma nobreza sem a dança da vida.
E, desta maneira, mostrando como os elementos combinam entre si para gerar as infinitas substâncias que temos conhecimento, e mostrando como os seres interagem, estruturando redes que sustentam graciosamente a todos aqueles que nela estão inseridos, a natureza nos mostra que há algo além da diversidade. A vida apenas floresce e se fortalece quando a diversidade interage na maravilhosa dança da qual fazemos parte, e por isto a vida é tão inclusiva.
Assim, em mais uma lição, a natureza nos mostra que a diversidade é a força da vida, mas a potencialidade inata de todos os seus integrantes somente é alcançada quando todos os seus são incluídos nas relações e nas interações. E assim aprendemos o verdadeiro sentido daquilo que nos torna mais resilientes aos desafios: união.
Maurício Luz |
1º Belmiro Siqueira de Administração – em 1996, na categoria monografia, com o tema “O Cliente em Primeiro Lugar”.
E o 2ºBelmiro Siqueira em 2008, com o tema “Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Oportunidades Para a Ciência da Administração”..
Ex-integrante da Comissão de Desenvolvimento Sustentável do Conselho de Administração RJ.
Com experiência em empresas como SmithKline Beecham (atual Glaxo SmithKline), Lojas Americanas e Petrobras Distribuidora, ocupando cargos de liderança de equipes voltadas ao atendimento ao cliente.
Maurício Luz é empresário, palestrante e Professor. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997).
Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec (2005). Formação em Liderança por Condor Blanco Internacional (2012).
Formação em Coach pela IFICCoach (2018). Certificado como Conscious Business Change Agent pelo Conscious Business Innerprise (2019).
Atualmente em processo de certificação em consultor de Negócios Conscientes por Conscious Business Journey.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!