Por Henrique Mattede.
"Quando o assunto é economia de energia, algumas dúvidas são bem comuns,
por exemplo, como economizar energia elétrica em casa? Como gastar menos energia? Como economizar energia no chuveiro? Bem, já que o nosso assunto
é economia, você vai conhecer quais são as melhores dicas para economizar energia elétrica, vamos lá pessoal!
Como economizar energia elétrica?
É importante compreender que é papel de todos ajudar no combate ao desperdício de energia elétrica. Talvez você esteja se perguntando, mas como posso fazer isso? A reposta é bem simples, quando mudamos algumas atitudes cotidianas,
o consumo de energia reduz consideravelmente e além de gastar menos dinheiro, ainda ajudamos na preservação do meio ambiente, aumentando o tempo de vida dos recursos não-renováveis.
Como gastar menos energia elétrica em casa?
O primeiro passo começa quando você planeja a sua casa, escolha sempre as
cores claras para pintar as paredes e tetos, isso faz com que o ambiente fique naturalmente mais claro e a necessidade de acender a luz em horários indesejados seja muito menor. Outra atitude que pode favorecer esta iluminação natural dos cômodos está na escolha das janelas e nos seus posicionamentos. Sendo assim, abra bem as cortinas e deixe a luz natural entrar!
Economizar energia: Lâmpadas
Agora falando da iluminação artificial, o indicado é sempre optar pelas lâmpadas
Economizar energia: Geladeira
O primeiro passo para gastar menos energia com a geladeira está no seu controle de temperatura, deixe-a na posição inverno e ajuste o termostato para evitar desperdício de consumo. Jamais forre as prateleiras com plásticos ou panos e nunca use a parte traseira da geladeira para secar roupas e tênis, isso faz com que haja um esforço dobrado do equipamento. Observe se as borrachas de vedação da porta estão em bom estado de conservação e por fim, não coloque o fogão e a geladeira próximos, porque um irá interferir no funcionamento ideal do outro e aumentar o consumo de energia.
Economizar energia: Máquina de lavar roupas
Separe o dia para lavar roupa e utilize o máximo de roupas indicado pelo
fabricante de uma só vez. As pessoas que lavam roupas em pequenas porções
e várias vezes por semana certamente tem um gasto muito maior. Outra dica é limpar periodicamente o filtro da máquina e sempre que possível, aproveitar os
dias ensolarados para secar as roupas naturalmente, as secadoras de roupa aumentam muito o consumo de energia.
Economizar energia: Televisão
Deixe a televisão ligada apenas quando alguém estiver assistindo. O aparelho mais indicado é aquele que possui um timer, ou seja, você pode programar o seu desligamento. Jamais deixe os seus aparelhos em stand-by, o certo é desligá-lo completamente ou retirá-lo da tomada quando não estiver em uso. Dependendo do aparelho e do seu tempo de fabricação, esta função stand-by pode ser responsável pelo consumo de até 18W/H de potência.
Economizar energia: Ferro de passar roupa
Assim como na sugestão da máquina de lavar, separe um dia para passar roupa, porque ligar o ferro de passar várias vezes por semana também servirá para aumentar o consumo elétrico. Caso seja necessário interromper o trabalho, mesmo que por pouco tempo, o mais indicado é desligá-lo completamente. Um dica muito interessante, é que você aproveite a temperatura elevada do ferro mesmo após desligar para passar as roupas mais leves, como por exemplo as lingeries.
Economizar energia: Chuveiro elétrico
Chegando ao grande vilão quando o assunto é economizar energia, as dicas são bem simples! Tome banho rápidos e eficientes, jamais ultrapasse 15 minutos por dia. Uma instalação inadequada do chuveiro pode aumentar absurdamente o gasto
de energia, ou seja, a instalação correta não serve apenas para prevenir acidentes, mas sim para favorecer o gasto ideal. Sempre que possível, tome banhos com o chuveiro na posição verão ou até mesmo completamente desligado. Jamais reaproveite uma resistência queimada, porque além de aumentar o consumo de energia, esta situação pode colocar em risco a segurança de quem usa este equipamento.
Economizar energia: Ar condicionado
Sempre desligue o aparelho quando o ambiente não estiver ocupado. Durante o
seu funcionamento, é primordial manter todas as janelas e portas fechadas para evitar a troca de temperatura. Também é importante manter fechado o máximo possível de cortinas para evitar o calor do sol no ambiente. Nunca obstrua a saída
de ar do aparelho e proteja a sua parte externa da incidência do sol. É importante observar as grades de ventilação, elas nunca devem estar bloqueadas.
Economizar energia: Computador
Sempre que possível utilize os recursos de economia de energia, desta forma o monitor e o computador estarão sempre em estado de espera quando não estiverem em uso imediato. Não deixe monitores, impressoras, caixas de som, estabilizadores e outros acessórios ligados ou em stand by sem necessidade.
Economizar energia: Celular
Jamais deixe os celulares carregando durante a noite e quando o aparelho atingir o carregamento total, retire-o da tomada. Usar o celular enquanto ele carrega fará com que o processo de recarga da bateria seja mais demorado, ou seja, o consumo será muito maior. Portanto, sempre que o aparelho estiver carregando, evite a sua utilização ao máximo. Desligue o celular para carregá-lo.
Dica final para economizar energia
Quando você for comprar qualquer tipo de eletrodomésticos, escolha sempre os que possuem o Selo Procel, ele indica aos consumidores que estes aparelhos consomem menos energia. E quando for viajar, desligue todos os aparelhos da tomada e deixe ligado apenas os essenciais."
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Fonte: Mundo da Elétrica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!