sábado, 30 de outubro de 2021

"A Genial Lição do Gênio"

Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo. Quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.                                                         Confúcio

Final de tarde, últimas horas de um dia qualquer. O casal andava distraído pela areia da praia, desviando-se de banhistas e jogadores de frescobol, quando ele tropeçou e caiu de rosto na areia, levando-a às gargalhadas. Quando ele se virou enfurecido para descobrir o que o tinha levado a beijar as areias de Copacabana, percebeu que apenas ela se movia, ainda rindo da estranha queda. Todas as pessoas à volta dele estavam parados. Tudo estava paralisado, como se alguém tivesse apertado o botão de “pausa” do controle remoto do mundo.

Olhou com atenção no que tinha tropeçado. Parecia uma garrafa ou algo parecido. Não teve mais tempo para divagações. Uma densa fumaça colorida começou a sair do objeto, fazendo trocar as gargalhadas dela por tosse. Ela correu para seu lado, tossindo e tirando os óculos escuros, enquanto ele apenas olhava sem nada dizer.

A fumaça tomou forma humana. E falou:

“Olá! Vocês encontraram a lâmpada mágica! Eu sou o Gênio da Lâmpada e posso satisfazer os seus desejos.”. E soltou uma sonora gargalhada.

Ambos se abraçaram e começaram a pular. O Gênio estalou os dedos e um smartphone surgiu do nada no ar. O estranho Ser leu algo na tela e o aparelho sumiu.

- Vocês normalmente teriam direito a três desejos, mas como acharam a lâmpada juntos, terão direito a apenas um. Sugiro que escolham bem. O velho truque de pedir mais desejos não vale, e acarretará na anulação do único pedido que possuem.

Pararam de pular e se entreolharam. Conversaram durante minutos, sem chegar a uma conclusão. O que pedir? Dinheiro? Saúde? Poder? Então ele teve uma ideia.

- Vamos pedir algo tão complicado que o fará quebrar nosso pedido em mais desejos.

Ela concordou, e começaram a cochichar. O Gênio olhava desconfiado, mas nada podia fazer a não ser esperar. Até que, entre sorrisos, ela se virou para o Gênio e disse:

- Gênio, queremos que nosso país fique melhor. Vemos políticos corruptos para todos os lados, que pensam somente em se aproveitar da população. O brasileiro é incoerente. Pede o fim da corrupção mas escolhe corruptos de estimação, que ganham carta branca para roubar ou enganar desde que sejam do mesmo time, ideologia ou crença de quem reclama. Nosso trânsito mata milhares de pessoas por ano, não respeitamos leis que manteriam as pessoas vivas. Sabemos que educação é fundamental, mas somos incapazes de efetivamente lutar por algo que nos transformaria.

- Resumindo - ele interrompeu - queremos que mude o nosso país. Que a partir deste momento, o Brasil se torne um país de primeiro mundo!

O Gênio ouviu serenamente. E a tranquilidade não desapareceu quando o pedido acabou. Então ele gargalhou novamente, estalou os dedos e sumiu. Em seu lugar, surgiu uma caixa de presentes, com um grande cartão amarrado na tampa.

“Nesta caixa cada um poderá ver a pessoa que mudará definitivamente o país. Sejam felizes!” Disse uma voz vinda do além.

À sua volta, o mundo voltou a se movimentar. Curiosos, ela e ele se abaixaram e pegaram a caixa, abrindo-a cuidadosamente.

Dentro, havia um espelho.

Perplexos, abriram o cartão, e nele estava escrito: “Ao olharem para si mesmos, e agirem conforme desejam que os outros sejam, terão conquistado a característica que permite alcançar o que foi pedido: a maturidade".

Maurício Luz
Maurício Luz escreve a Coluna "Frases em Nosso Tempo", aos sábados para O Guardião da Montanha.

Ele é carioca e ganhou prêmios:

1º Belmiro Siqueira de Administração – em 1996, na categoria monografia, com o tema “O Cliente em Primeiro Lugar”. 

E o 2ºBelmiro Siqueira em 2008, com o tema “Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Oportunidades Para a Ciência da Administração”..

Ex-integrante da Comissão de Desenvolvimento Sustentável do Conselho de Administração RJ. 

Com experiência em empresas como SmithKline Beecham (atual Glaxo SmithKline), Lojas Americanas e Petrobras Distribuidora, ocupando cargos de liderança de equipes voltadas ao atendimento ao cliente.

Maurício Luz é empresário, palestrante e Professor. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). 

Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec (2005). Formação em Liderança por Condor Blanco Internacional (2012). 

Formação em Coach pela IFICCoach (2018). Certificado como Conscious Business Change Agent pelo Conscious Business Innerprise (2019). 

Atualmente em processo de certificação em consultor de Negócios Conscientes por Conscious Business Journey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!