sábado, 23 de outubro de 2021

Neste sábado, 23 de outubro live sobre "Desastres Nucleares Internacionais"- Ao Vivo

 

Fonte: Articulação Antinuclear Brasileira

"Projeto Educação Antinuclear: Pela Vida, Pela Paz, da Articulação Antinuclear Brasileira, tem como tema “Desastres nucleares internacionais”.


Uma das consequências da corrida armamentista provocada pela Guerra Fria foram os desastres nucleares.
 
Em 1957, um defeito no sistema de refrigeração de um depósito da Usina de Mayak - na época pertencente a ex- URSS, gerou uma explosão que espalhou 80 toneladas de resíduos radioativos na atmosfera.

No mesmo ano, em Windscale, Inglaterra, um incêndio no reator da usina, causou uma nuvem de radiação com 500km². O incêndio ocorreu devido a descuidos técnicos. Uma das consequências do desastre foi a morte de centenas de pessoas com câncer.

 Apenas após 25 anos, os britânicos levaram a público um relatório sobre o acidente em Windscale. Por 30 anos, as autoridades soviéticas também tentaram esconder os vazamentos nucleares.

A live realizada neste sábado, 23 de outubro, às 16h, conta com a presença de: 

Maria Vera Cruz de Oliveira Castellano: Médica pneumologista e do trabalho. Médica do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santo Amaro (PMSP) por 30 anos. Treinamento sobre efeitos das radiações ionizantes na saúde humana no Hicare, (2013) Hiroshima/Japão. Cofundadora e membro da Antpen/Associação Nacional dos Trabalhadores da Produção de Energia Nuclear

Chico Whitaker: Ativista Social, Cofundador do Fórum Social Mundial e da Coalizão Xô Nuclear

André Lopes Loula: mestre em História pela PUC-SP. Professor da Etec Takashi Morita, Diretor Cultural na " Associação Hibakusha Brasil pela Paz” e ativista contra as armas e usinas nucleares.

Volha Franco: belarussa e brasileira, representante da Embaixada Popular de Belarus, no Brasil. Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, onde faz pesquisa sobre patrimônio de Belarus. Tradutora e professora de idiomas. 

Moderação: Whodson Silva, antropólogo e coordenador Institucional do Projeto Educação Antinuclear: Pela Vida, Pela Paz!"


Fonte: Educação Antinuclear: Pela Vida, Pela Paz!"           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!