terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Governo de São Paulo sanciona lei que garante o fornecimento gratuito de remédios à base da cannabis em SP

Tarcísio sanciona lei que garante o fornecimento de medicamentos à base da cannabis no SUS no estado — Foto: Comunicação/Abrace; e Fábio Tito/g1


"Até o momento, remédios só são fornecidos pela gestão estadual por meio de decisão judicial e custam R$ 1,5 mil, em média, dependendo da dosagem indicada para o paciente."  

Por Fábio Turci, SP2 e g1 SP

"O governador de São PauloTarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou, nesta terça-feira (31), a lei que garante o fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol pelo SUS no estado.

O projeto, de autoria do deputado estadual Caio França (PSB), foi aprovado em dezembro de 2022 pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Desde 2010, famílias e entidades da sociedade civil passaram a conhecer as propriedades medicinais na cannabis, principalmente para crianças com epilepsia, e pressionaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela liberação das substâncias. Em 2015, a agência autorizou a importação dos produtos no país.

Segundo França, esses medicamentos só eram fornecidos pelo governo estadual mediante decisão judicial, o que burocratiza o acesso e encarece para o poder público com custas judiciais.

Na cerimônia, Tarcísio afirmou que a lei ainda precisa de regulamentação, mas espera que isso ocorra de forma rápida. Ele também chegou a se emocionar ao contar que tem um sobrinho que sofre de uma síndrome rara, que tinha muitas convulsões por dia, e que melhorou depois que começou a usar um medicamento à base de canabidiol.


Pesquisas comprovam que autistas, pessoas com síndromes raras, Parkinson, epilepsia, alzheimer e outras patologias podem ser tratadas com esses medicamentos.

O medicamento custa em média R$ 1.500 por mês, dependendo da dosagem indicada para o paciente.

O canabidiol é uma das dezenas de substâncias presentes na Cannabis sativa, mas não produz os efeitos psicoativos conhecidos na planta."

Fonte: g1                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!