Fonte: Guilherme Boulos
Por Ana Lúcia Dias
Luiza Erundina, atual PSOL, era do PT deu espaço para cultura também, foi ela que inaugurou o Sambódromo no Anhembi que se chamava "Polo de Arte e Cultura", antes o carnaval de SP era realizado, e causava o maior transtorno na Av. Tiradentes.
Atendeu a um pedido das Escolas de Samba de SP. Foi criado o Sambódromo de SP, mas com muita dificuldade porque tinha de ser aprovado pela Câmara Municipal, e os vereadores do PDS, o atual PP, não queriam deixar o projeto se concretizar, colocando vários empecilhos desde a Lei de Zoneamento até o Campo de Marte, que fica na outra ponta da Av. O projeto foi um presente do arquiteto, Oscar Niemeyer para a Luiza Erundina.
Luiza ainda colocou nos bairros mais distantes o que o povo gostava de assistir. Em shows gratuitos em todos os finais de semana, que tinha desde pagode, reggae, samba até MPB em um projeto chamado "Pra ver a Banda Passar" que era no final da Av. Paulista com a Rua da Consolação. Tinha shows de música para todos os gostos.
A Luiza Erundina foi de fato a melhor prefeita que a capital paulista já teve.
E você leitor, mais jovem, deve estar perguntando por que ela não foi reeleita? Na época não havia ainda a reeleição para nenhum cargo do executivo. Essa mulher, embora nordestina, ela é da Paraíba, fez tanto pela capital paulista em quatro anos que nem se compara com os prefeitos que vieram depois dela.
E ainda entregou a prefeitura da cidade mais rica do país, sem nenhuma dívida para seu sucessor, que foi Paulo Maluf. Que acabou com todos os projetos culturais. Exceto o carnaval no Anhembi.
Vivi tudo e concordo com a avaliação. Luiza Erundina fez em São Paulo muito mais que todos os prefeitos que a sucederam. Com apenas 10% da verba de hoje em dia. O foco era São Paulo para todos e ela melhorou bastante a vida de todos. Quase conseguiu privatizar o transporte público. A câmara não deixou. O objetivo era fazer transporte gratuito todos os dias.
ResponderExcluir