sábado, 5 de outubro de 2024

É muita contradição!

Ulisses Guimarães MDB
O candidato à prefeitura de Poços de Caldas, MG Ulisses Guimarães Borges, 35, – MDB, que é veterinário, apesar de seu conhecimento sobre a sensibilidade auditiva dos animais, faz uma carreta na véspera das eleições com o uso de buzinas, músicas de campanha e motos com escapamentos abertos. Cadê o respeito aos animais.

Essa prática demonstra desrespeito não apenas com os animais, mas também com pessoas mais velhas sensíveis ao barulho. Para muitos, sua atitude contradiz o discurso de cuidado e respeito com os animais e aquelas pessoas que possuem maior sensibilidade ao barulho. 

Com isso ele perdeu muitos eleitores preocupados com o bem-estar de seus pets, quando ele diz que irá montar um hospital veterinário público, com equipamentos e veterinários graduados, é o que realmente Poços de Caldas necessita.

E Poços de Caldas como todas as cidades mineiras em função do relevo, que é montanhoso. Isso todas as pessoas devem ter aprendido nas aulas de geografia, no ex-ginásio, atual Ensino Fundamental. 

Como também devem ter aprendido o que reverberação e eco, nas aulas de física no 2º grau ou atual Ensino Médio. Lembra? E juntando as duas aulas, a de geografia e de física, sabe-se que em função do relevo montanhoso ocorre a reverberação e o eco em toda a Minas. 

Tanto assim que em plena ditadura militar, nos anos de chumbo em que havia sido instituído o AI-5 – Ato Inconstitucional n.º 5, de 1968, aquele que colocou fim a liberdade civil de qualquer cidadão. 

E qualquer cidadã/cidadão, fosse ele um trabalhador ou estudante, era pego, e torturado até a morte. O AI-5 perdurou até 1978, portanto 10 anos, foram chamados Anos de Chumbo, em um regime militar que durou 21 anos

E Minas Gerais em 1974, em pleno, Anos de Chumbo, foi o primeiro Estado do país a ter a Lei do Silêncio decretado pelos militares, que estavam no poder desde o golpe de 1964. 

 

O que é eco e reverberação? 

Por Joab Silas, graduado em Física

O que é eco e reverberação? Trata-se de fenômenos que ocorrem com ondas sonoras e estão relacionados com o tempo de percepção das ondas emitidas e refletidas.

"Eco e reverberação são fenômenos ondulatórios que estão relacionados com a reflexão de ondas sonoras e com o intervalo de tempo necessário para a percepção do som refletido por um obstáculo qualquer. A reverberação é um fenômeno que deve ser evitado em locais onde se deseja executar gravações musicais. O eco, por sua vez, é utilizado na ecolocalização de animais.

Persistência sonora

A persistência sonora é o mínimo intervalo de tempo necessário para que o ouvido humano faça a distinção entre sons emitidos por fontes sonoras diferentes. Caso as ondas sonoras produzidas por fontes distintas atinjam o aparelho auditivo humano em um tempo inferior à persistência sonora, os sons não serão interpretados como de fontes diferentes, mas, sim, como se fossem de uma única fonte. A persistência sonora para o ouvido humano corresponde a 0,1 s.

Eco

Ocorre eco sempre que o som refletido por um determinado obstáculo retorna ao emissor em um tempo igual ou superior a 0,1 s. Assim, há a nítida separação entre o som produzido pela fonte e o som refletido por um obstáculo qualquer.

Adotando a velocidade do som no ar como sendo de 340 m/s e sabendo que o tempo mínimo para a ocorrência do eco é de 0,1 s, pode-se determinar o espaço mínimo necessário entre emissor e obstáculo para ocorrer o fenômeno. Da definição de velocidade média, podemos escrever:

O valor do espaço deve ser dobrado, uma vez que o som sai do emissor, vai até o obstáculo, sofre reflexão e retorna à fonte. Assim sendo, a distância mínima para a ocorrência do eco é: observa-se que o espaço mínimo necessário para a ocorrência do eco é de 17 m.

Reverberação

Ocorre reverberação quando o intervalo de tempo da chegada de sons no ouvido humano é inferior a 0,1 s. A sensação percebida é o prolongamento do som emitido. Geralmente, quando são usados espaços como ginásios de esporte para shows ou comícios, por exemplo, tem-se a sensação de uma repetição das palavras, o que acaba por prejudicar a interpretação das mensagens enviadas. 

Esse fenômeno é um clássico exemplo de reverberação. O tempo entre a emissão e a reflexão do som pelas paredes do recinto é inferior a 0,1 s, o que causa a dificuldade de interpretação das ondas sonoras.

Estúdios de gravação musical são elaborados com isolamento acústico a fim de evitar a reverberação, fator que pode atrapalhar o processo de captação tanto de instrumentos como da voz." Fonte: Brasil Escola 

"Na saúde humana o barulho pode causar infartes fulminantes, AVC ou derrames cerebrais, câncer por estresse.

Esgotamento no estoque de energia, surgem, cansaço, irritabilidade, estresse, ansiedade, insônia, falha de memória, falta de concentração, gripe e doenças cardíacas, respiratórias, digestivas e mentais.

A falta de concentração pode levar a acidentes no trânsito. A irritabilidade pode desencadear desentendimentos e episódios de violência. O barulho, em suma, tem o poder de reduzir a expectativa de vida." Fonte: Agência Senado

Para saber mais sobre "O que é eco e reverberação?"   

Fonte: Brasil Escola.UOL  

Em São Paulo existem manifestações bastante criativas para diminuir o barulho!

São Paulo, no "deixa que eu empurro", como é conhecido. Monumento das Bandeiras está localizado no Parque do Ibirapuera, em SP, capital, na área que compreende a Praça Armando de Salles Oliveira.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!