Em comemoração aos 20 anos do Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, se iniciaram com o lançamento em agosto do 3º. Prêmio Flipoços para Escritores Independentes e segue recebendo inscrições até 20 de dezembro. Informações no site: www.flipocos.com
Agora, a organização lança a 5ª Residência Literária Flipoços Camões com o chamamento público em Portugal. As inscrições para a 5ª Residência estarão abertas a partir do dia 30 de setembro e se estendem até 30 de outubro, somente para autores e autoras portugueses residentes em Portugal.
O autor(a) selecionado(a) para a 5ª. Residência Literária Flipoços Camões receberá as passagens aéreas para vir ao Brasil no período do Flipoços que vai acontecer de 26 de abril a 04 de maio de 2025 na Vila Literária de Minas Gerais do Flipoços – no Parque José Afonso Junqueira, no centro histórico de Poços de Caldas.
Este projeto é uma iniciativa da curadoria do Festival em colaboração com o Camões – CCP Brasília e Consulado de Portugal em Belo Horizonte a fim de estreitar e dar continuidade aos intercâmbios culturais e relacionamento entre Portugal e Brasil, por meio da literatura que o Flipoços vem promovendo nos últimos anos. Ao longo deste período, o Festival recebeu em Poços de Caldas, autores e autoras portugueses consagrados como também autores novatos, por intermédio do chamamento público no país lusófono. Além disso, o Flipoços promove a literatura brasileira em Portugal com a presença de autores brasileiros em diversos Festivais portugueses. Dentre os vários convidados brasileiros que o Flipoços levou para Portugal, destaca-se, em
especial, o artista Ney Matogrosso e o biógrafo Julio Maria, que estiveram no fólio (Óbidos) em outubro de 2023, como a primeira experiência de ambos em um festival literário fora do Brasil.
A Residência Literária 2024, teve como autora selecionada Cristina Drios, que esteve pela primeira vez no Brasil onde lançou o livro “Adoração” pela Editora Pontes.
Para a curadoria do Flipoços, este projeto reforça o compromisso do Festival com a valorização da língua portuguesa e os intercâmbios culturais entre os países, enfatizando não só a literatura, como também as outras artes. “Somos um festival literário plural e eclético, mas sempre tivemos um olhar especial à língua portuguesa, algo que tem se intensificado a cada ano, com presença dos portugueses como parte das atividades oficiais do Festival”, enfatiza Gisele Ferreira, idealizadora e curadora do Flipoços.
Poços de Caldas, possui uma forte história literária desde sua fundação em 1872 e uma inata vocação para as letras. É uma cidade no sul de Minas Gerais e conta com o maior número de autores per capita, além disso, possui uma questão de irmandade com as cidades portuguesas de Caldas da Rainha (pela questão das águas sulfurosas) e com Ponte da Barca (pela Literatura).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!