O auge do eclipse total ocorrerá às 3h58, quando a Lua estará completamente envolvida pela sombra da Terra. Esse cenário se manterá até às 4h31, antes de começar a se dissipar gradualmente.
O que é um eclipse?
Um eclipse lunar acontece quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhadas, com a Terra no centro. Esse fenômeno ocorre porque nosso planeta bloqueia a luz do Sol que normalmente iluminaria a Lua.
A Lua mergulha na sombra da Terra
No caso de um eclipse lunar total, toda a Lua mergulha na parte mais escura da sombra da Terra, chamada de umbra. Durante esse período, em vez de desaparecer completamente, a Lua adquire um tom avermelhado ou alaranjado.
Foto: NASA
Por que o tom avermelhado?
"É o mesmo fenômeno que torna o pôr do Sol vermelho. É como se a luz do Sol fosse filtrada pela nossa atmosfera e sobrasse esse vermelho que espalha a luz do Sol que incide sobre a Lua", explicou Alessandra Abe Pacini, da Universidade do Colorado, citada por O Globo.
Os comprimentos de onda
Conforme explicou a NASA, esse efeito acontece porque a luz do Sol é filtrada pela atmosfera terrestre, espalhando cores de menor comprimento de onda, como o azul, e deixando passar tons avermelhados.Uma visão exuberante
O fenômeno é realmente impressionante. Segundo a NASA, é como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados sobre a Lua, criando seu tom avermelhado característico.
Como observar o eclipse?
Para observar um eclipse lunar, você não precisa de nenhum equipamento especial. No entanto, o uso de binóculos ou um telescópio pode proporcionar uma visão mais detalhada do fenômeno, informou a National Geographic.
Em um lugar escuro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!