
Em reunião nos bairros: ZONA SUL, São Bento, Tiradentes, Esperança, Paraíso, Kennedy, bairros onde crianças e adolescentes correm risco por falta de transporte escolar, creches e transporte coletivo para os demais moradores. Na verdade, falta infraestrutura.
O vereador Diney Lenon, PT, cobra da prefeitura uma pesquisa antes de entregar moradias, por exemplo, no Esperança, no Condomínio "Sonho Dourado" no Tiradentes, no novo condomínio, que abrigará cerca de 300 famílias. E o São Bento que fica no meio desses dois bairros, e a limpeza dos matos nas ruas, em especial, com a chuva que já estamos tendo, estamos sujeitos à dengue, animais peçonhentos, como aranhas, escorpiões e ratos, em função da Regional Sul responsável pela limpeza das ruas, apenas atender aos comerciantes, são eles que têm de pedir para que se limpe em frente de seu estabelecimento.
Não adianta você ligar e pedir para virem limpar. Afinal, todos pagamos o IPTU, tanto proprietários como locatários em Poços de Caldas, MG.
IPTU é uma das principais fontes de arrecadação dos municípios e gera recursos para serviços essenciais e infraestrutura urbana. O valor recolhido é administrado pela prefeitura.
Mas, para onde exatamente vai esse dinheiro? Se você tem dúvidas sobre para que serve o IPTU, saiba que ele pode ser aplicado de diversas formas. Veja alguns exemplos:
- Infraestrutura urbana: o imposto ajuda a manter ruas pavimentadas, reparar calçadas, melhorar a iluminação pública e ampliar redes de água e esgoto.
- Educação: as prefeituras investem parte da arrecadação para construir e reformar escolas, comprar materiais didáticos e manter programas educacionais gratuitos.
- Saúde: postos de saúde, hospitais públicos e programas de atendimento médico também são custeados, em parte, pelo IPTU.
- Segurança: em alguns municípios, parte do valor é investido na Guarda Municipal e ajuda a manter patrulhas e equipamentos. A arrecadação também pode ser aplicada na instalação de câmeras de segurança em locais estratégicos para reduzir a criminalidade.
Isso significa que, ao pagar o tributo, você não só quita uma obrigação fiscal, mas também contribui diretamente para a manutenção e o desenvolvimento da sua cidade.
Quem recebe o dinheiro do imposto? Prefeitura, estado ou governo federal?
Diferente de impostos como o ICMS e o IPVA, cuja arrecadação é compartilhada entre estados e municípios, o IPTU é exclusivamente municipal, ou seja, toda a arrecadação fica para a cidade onde o imóvel está localizado.
Cada prefeitura tem liberdade para decidir como usar o dinheiro arrecadado. No entanto, a Constituição Federal estabelece que uma parte desse valor deve ser obrigatoriamente investida em áreas essenciais: pelo menos 25% na educação e 15% na saúde.
O restante do dinheiro pode ser aplicado conforme as demandas do município, como manutenção e limpeza de ruas, iluminação pública, coleta de lixo e investimentos em segurança."
Fonte: PagBank
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!