terça-feira, 14 de outubro de 2014

Incêndios em São Thomé 1


Este foi o primeiro incêndio bem próximo a Cachoeira da Eubiose e a Cachoeira do Flávio, pontos turísticos da cidade de São Thomé das Letras. Em função da falta de chuvas na região.




  





O segundo incêndio, em função da irresponsabilidade de algum "ser estúpido" que soltou um foguete, em plena estiagem, que foi parar na "Montanha do Juan", um espaço comunitário e ecológico destinado pelo falecido Juan Oviedo,  às crianças. Este espaço que  também fica na área rural de São Thomé das Letras, no Cantagalo. Veja as imagens de Valdeci de Andrade, um dos brigadistas de São Thomé, que não tem equipamento necessário para uma brigada de incêndio, nesta estiagem que está em toda a região sudeste. 



Veja na foto ao lado,  o rapaz está totalmente desequipado, mas mesmo assim está combatendo o fogo que se alastra pela área rural de São Thomé.

Nem os bombeiros que são responsáveis pela região, tem  contingente para tantos incêndios nas áreas rurais da microrregião.


   É triste... Sem contar que a cidade de São Thomé corre o risco de ficar sem água, porque a água que a Copasa capta é do Cantagalo, uma das áreas mais atingidas pelo incêndio. Incêndio este que está acabando com as nascentes. 

 O vereador Geraldo Ferreira  pediu ajuda de voluntários, no domingo com o carro de som. No ônibus anunciado por Geraldo foram apenas quatro homens conscientes da necessidade de preservar o que ainda restava. Apenas quatro homens, em uma cidade que temos um monte de homens que trabalham em mineradoras, extraindo pedras. É uma pena!

O vereador Geraldo que está na dura batalha de acabar com o fogo disse que ouve os animais gritando com aproximação do fogo.


Veja o equipamento que a brigada de incêndio possui. Nenhum. Os voluntários e brigadistas tiveram de ir com a cara e coragem combater o incêndio.  

Qual seria a solução para estes casos? Seria ter equipes de moradores brigadistas,  equipados treinados por bombeiros, em toda a imensa área rural do município.




Continuação desta reportagem em Incêndios em São Thomé 2



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!