sábado, 23 de maio de 2015

Enem 2015: inscrição, data do exame

O Enem garante o ingresso no Ensino Superior. (Foto: Divulgação)
O Enem garante o ingresso no Ensino Superior. (Foto: Divulgação)

Confira informações sobre o Enem 2015 e se prepare para a próxima edição do exame.

As inscrições para o Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) ainda não começaram, mas você já pode ir se preparando para a prova mais aguardada pela maioria dos estudantes brasileiros. O Exame vem todos anos se aperfeiçoando cada vez mais, na busca de consagrar-se como a principal porta de entrada àqueles que procuram realizar um nível superior.


O Enem 2014 superou todas as expectativas do Ministério da Educação. Foram registrados 8.721.946 participantes inscritos no exame, um número 21,3% maior do que o de 2013. Quem não conseguiu uma boa pontuação, terá a chance de tentar de novo em 2015.

Enem 2015: inscrição, data do exame

Apesar de ser considerada um pouco extensa, a prova tenta abordar todos os assuntos estudados durante o Ensino Médio, a fim de averiguar a fundo os conhecimentos adquiridos. 

O Enem é divido em quatro áreas: 1 – Ciências Humanas e suas Tecnologias, 2 – Ciências da Natureza e suas Tecnologias, 3 – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, 4 – Matemática e suas Tecnologias.  Como a prova sempre é realizada num sábado e domingo, no primeiro dia o vestibulando responde às questões das duas primeiras áreas, enquanto no segundo dia às duas últimas.


A prova avalia os principais conhecimentos do Ensino Médio. (Foto: Divulgação)
A prova avalia os principais conhecimentos do Ensino Médio. (Foto: Divulgação)

Seguindo a mesma lógica, a pontuação é medida a partir das notas tiradas em cada uma das áreas de conhecimento, sendo que a Redação também possui uma nota própria. Por fim, são 5 pontuações diferentes que variam entre 0 e 1000.

O que estudar para o Enem?

Sem exceções, o Enem exige que você prove que conhece praticamente 100% do que foi ensinado durante o Ensino Médio, ou seja, aconselha-se estudar tudo. Geralmente a prova aborda os principais temas da atualidade, portanto deve se atentar ao que têm acontecido no últimos meses no Brasil e no mundo.

Inscrição Enem 2015

A tradição indica que o período de inscrições para o Enem se inicie em maio, e termine no fim mesmo mês. O site para inscrições é o enem.inep.gov.br. De acordo com o edital recém divulgado pelo MEC, o período para se inscrever vai de 25 de maio a 5 de junho de 2015. Nesse ano, a taxa de inscrição subiu de R$ 35 para R$ 63.
As inscrições podem ser feitas pela internet. (Foto: Divulgação)
As inscrições podem ser feitas pela internet. (Foto: Divulgação)

Data do Enem 2015

O Enem 2015 será realizado nos dias 24 (sábado) e 25 (domingo) de outubro, de acordo com informações do ministro da Educação, Janine Ribeiro.

Provas do Enem

Como dito anteriormente, as provas são divididas em dois dias. Em cada um, o candidato responderá a um caderno com 90 questões que abordem às áreas de conhecimento selecionadas para o respectivo dia. No sábado, o candidato poderá desfrutar de 4 horas e 30 minutos para responder ao caderno e preencher o gabarito. O mesmo acontece no domingo, porém como neste dia há também a Redação, o estudante terá 1 hora a mais, contabilizando 5 horas e 30 minutos para a realização da prova.

Os candidatos precisam participar de dois dias de provas. (Foto: Divulgação)
Os candidatos precisam participar de dois dias de provas. (Foto: Divulgação)

É aconselhável sempre chegar com no mínimo 30 minutos de antecedência para o início da prova, munido de pelo menos uma caneta esferográfica preta de corpo transparente e documento de identidade com foto. Outros materiais escolares não são permitidos, como lápis, borracha, lapiseira, etc., portanto evite carregar estes consigo. Além disso, óculos, bonés, chapéus, relógio, celular ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos são proibidos. Para evitar problemas, leve também o cartão de confirmação de inscrição.

Local de prova Enem

Os candidatos receberão, com antecedência, um cartão de inscrição com o Local, Data e Horário da prova através de uma carta e e-mail. Porém, há também outro meio de se informar: no próprio site do Enem você consegue acompanhar todos os detalhes da sua inscrição.
Existe a possibilidade do Enem se tornar uma prova online. (Foto: Divulgação)
Existe a possibilidade do Enem se tornar uma prova online. (Foto: Divulgação)

Consulta Pública Enem 2015

A consulta pública Enem 2015 é um serviço criado pelo Ministério da Educação com o objetivo de ouvir alunos, professores e todos os brasileiros. As pessoas poderão opinar sobre a aplicação do exame, fazendo críticas e propondo soluções. Para acessar a consulta pública, basta informar o número do CPF. Depois, o usuário precisa responder três perguntas:
Qual é a sua sugestão para a ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do Enem?
Qual a sua sugestão para o aprimoramento da logística, segurança e aplicação da prova?
Gostaria de fazer algum outro comentário acerca do tema?
Quem não quiser escrever um texto pode anexar imagens, áudios e vídeos na plataforma. O prazo para participar da consulta pública Enem 2015 vai até 17 de março.

Para que serve a nota do Enem?

A nota no Enem abre muitas oportunidades para os estudantes, principalmente aqueles que não podem pagar as mensalidades de um curso superior particular. O bom desempenho no exame permite participar das seguintes iniciativas:

Prounipara concorrer a uma bolsa de estudo, o candidato precisa ter renda per capita familiar compatível com o programa, além do que deve ter obtido nota mínima de 450 pontos no Enem. As oportunidades são integrais (100%) e parciais (50%).

Sisuéum sistema de seleção unificada do governo federal que distribui vagas para cursos superiores em universidades federais. A nota do Enem é o critério usado para classificar os candidatos.

Sisutecfunciona da mesma forma que o Sisu, só que o seu objetivo é distribuir vagas para cursos técnicos gratuitos em instituições públicas e privadas.
Aguarde a abertura das inscrições para o Enem 2015

Muita expetativa já gira em torno dessa edição.

Fonte: Enem - Exame Nacional do Ensino Médio / MEC - Ministério da Educação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!