sábado, 12 de março de 2016

A prisão de Lula será que tem fundamento ?

Os principais juristas do país dizem que não era preciso fazer este “escândalo”. Já que todos sabem da crise econômica decorrente da crise política que se instaurou, também não para menos. O mundo inteiro passa por dificuldades econômicas. E o caso do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) que se recusa a deixar o cargo, desde agosto do ano passado, quando foi denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot sob a acusação de ter recebido propina para viabilizar um contrato de navios-sonda da Petrobras. Cunha levou cinco milhões de dólares nesta negociação. 

E a Operação Lava Jato então, está descobrindo fatos e pessoas envolvidas em casos de muitos anos atrás. Praticamente todos os partidos estão envolvidos em falcatruas. A partir de corrupção, principalmente na Petrobrás.  

Em 1992, o ex-presidente Collor não foi preso, nem ele nem o empresário PC Farias seu tesoureiro, que foi assassinado na época, supostamente “queima de arquivo”. Collor renunciou e, mesmo assim, teve o impeachment. Apenas ficou oito anos sem poder se candidatar a cargos políticos.

Os Promotores Cassio Conserino, José Blat e Fernando Henrique Araújo pediram a prisão preventiva de Luiz Inácio Lula da Silva junto com a denúncia feita sobre o triplex no Guarujá. Segundo o Ministério Público de São Paulo, o imóvel teria sido preparado para a família do ex-presidente.
O caso será analisado pela juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo. A Justiça ainda não marcou uma data para decidir o caso.

É uma soma de testemunhos e documentos. Só não houve a terceira etapa da integralização porque um órgão de imprensa noticiou essa situação e eles resolveram por bem largar aquele imóvel às pressas. Por essa razão a lavagem de dinheiro não se perpetuou”, explicou promotor Cassio Conserino.

Desde sempre aquele imóvel esteve reservado para o ex-presidente. A OAS nunca comercializou aquele imóvel. A ordem era essa, segundo depoimento dos corretores.”

Segundo a Folha de S. Paulo, ainda não há informações sobre as motivações dos promotores responsáveis pelo pedido de prisão do ex-presidente. A solicitação ocorre sob segredo de Justiça em São Paulo.

Lula é acusado de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, podendo pegar de 3 a 10 anos de prisão e 1 a 3 anos, respectivamente. Sua esposa, Marisa Letícia, e um dos filhos do casal, Fábio Luís Lula da Silva, também são acusados de lavagem de dinheiro.

De acordo com José Blat, a apuração é uma continuidade de um caso da Bancoop que ele é responsável desde 2010 e está agora em fase final de julgamento. Um dos réus do caso é o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, preso em Curitiba na investigação da Operação Lava Jato.

Foto: AFP /Yahoo noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!