quarta-feira, 23 de março de 2016

Pesquisador denuncia relatório errado do Ministério sobre a Fosfo

Da Redação

Fosfoetanolamina: acessoao composto só depende agora de Dilma Rousseff
Fosfoetanolamina sintética, o acesso só depende
agora, da sanção da presidente Dilma Rousseff 


"Milhares pacientes de câncer aguardam ansiosamente a sanção presidencial do projeto que prevê a distribuição da Fosfoetanolamina Sintética. Mas o erro na elaboração de um relatório oficial, denunciado por um dos pesquisadores da fórmula, deixa a todos em estado de alerta. No documento elaborado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia há uma informação que pode comprometer a aprovação do projeto por Dilma Rousseff: a que diz não ter sido encontrado "efeito anticancerígeno" nos estudos. Mas, para umd os pesquisadores envolvidos no desenvolvimento da Fosfoetanolamina Sintética, Durvanei Maria, a razão para não ter sido encontrado é facilmente explicável: os estudos oficiais não respeitaram a escala desenvolvida pelos pesquisadores da USP. Durante os mais de 20 anos de produção e distribuição, o composto apresentou efeitos positivos que proporcionaram evidentes sinais de recuperação entre os doentes. Para Durvanei, caso a chamada "escala" tivesse sido respeitada nos testes, a substância teria apresentado a aguardada ação inibitória nas células tumorais. 

Durvanei Maria: erro na escala
Durvanei Maria: erro na escala
 Aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, este em menos de cinco minutos em sessão nesta terça-feira (22), o projeto prevê que os pacientes, desde que com receituário médico, poderão ter acesso à Fosfo. O composto, desenvolvido há mais de 20 anos, tem apresentado evidentes sinais e potencialidades indiscutíveis de cura, segundo revelam estudiosos e até médicos. Alguns pacientes, hoje, são visto pela Medicina como curados.


Mas outros efeitos positivos já foram detectados pelos pacientes que usaram a Fosfoetanolamina. Entre eles estão o fim das dores lancinantes (com a dispensa de da morfina, por exemplo), recuperam do apetite, o que garante o aumento do peso e a disposição em trabalhar e retomar a rotina de vida. 

Um dos casos que mais chamaram a atenção da reportagem de Conexão Jornalismo, com mais de 200 títulos sobre o tema, refere-se a uma criança de seis anos: 

- Depois que tomei a Fosfo parei de sentir dor - disse Raiani Berbel, uma moradora de São Paulo    
Duvanei é um dos seis pesquisadores envolvidos na produção e estudo da Fosfoetanolamina. Durante duas décadas o composto foi produzido e distribuído gratuitamente pela USP de São Carlos. Na sua nota, o pesquisador alerta que a nulidade do composto estudado no Ministério se deveu a maneira de desenvolver a fórmula.


Para alguns defensores, o risco do resultado ineficaz ao qual os estudiosos do ministério chegaram, é que a presidenta Dilma Rousseff, de posse do relatório sob suspeita do Ministério, seja induzida ao erro. Por constar que não tem o efeito anunciado ela pode se sentir na obrigação de optar pela não aprovação do projeto."

Fonte: Conexão Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!