O outono inicia-se entre os dias 20 e 21 de março no Hemisfério Sul. Sua ocorrência marca o período de transição do verão para o inverno.
Pôr do Sol em São Thomé das Letras, MG Foto: Goimy Rondinelli |
O Outono é a estação do ano que ocorre após o verão e antes do inverno, sendo assim considerado como um período de transição entre essas duas estações antagônicas. No Hemisfério Sul, o início do outono ocorre entre os dias 20 e 21 de março e o seu término acontece entre 20 e 21 de junho. Já no Hemisfério Norte, o seu início acontece entre os dias 22 e 23 de setembro e o seu encerramento entre os dias 21 e 22 de dezembro.
A característica principal do outono é a gradativa redução da luz solar diária ao longo de sua duração. Isso acontece porque o seu início se faz, justamente, no ápice do equinócio, período em que a Terra encontra-se igualmente iluminada, entre o Hemisfério Norte e Sul, pelo sol, por isso há dias e noites com a mesma duração, 12 h o dia e anoite. Nessa época, o fenômeno também é chamado de equinócio de outono, o que também é útil para diferenciar o outro equinócio que marca o início da primavera.
Pôr do sol na Pirâmide em São Thomé das Letras, MG Foto: Micheli Dilly |
Dessa forma, à medida que os dias do outono sucedem-se, a iluminação da Terra pelo Sol vai ficando cada vez mais desigual, o que provoca a duração menor dos dias em relação às noites. Essa redução na incidência de radiação sobre a superfície provoca, com isso, diversas alterações climáticas e naturais.
Vale lembrar que, assim como todas as estações do ano, o outono é mais diretamente sentido e percebido nas zonas da Terra situadas mais ao norte e mais ao sul. Nas áreas equatoriais, de latitudes baixas, a divisão do ano em quatro estações não é tão perceptível em termos práticos e empíricos.
Pôr do Sol na Pirâmide em São Thomé das Letras, MG Foto: Goimy Rondenelli |
Isso explica também o fato de o outono não apresentar características específicas que se apliquem de forma generalizada, ou seja, de maneira igual em todos os lugares. Mas em uma tentativa de simplificação, podemos dizer que as características do outono são:
- Noites gradativamente mais longas que os dias à medida que a estação avança, pois trata-se de um período de transição entre o equinócio e o solstício de inverno;
- Aumento da incidência de ventos;
- Redução gradativa das temperaturas;
- Maior incidência de nevoeiros pela manhã;
- Diminuição da umidade do ar;
- Em alguns tipos de vegetação, ocorre a queda das folhas para adaptação à mudança de clima e também em razão da diminuição da fotossíntese diante da menor incidência de iluminação solar;
Pôr do Sol da Pirâmide em São Thomé das Letras, MG Foto: Micheli Dilly |
Do ponto de vista cultural, o outono é tratado como uma estação que inspira beleza, mas também a melancolia e a transição entre um acontecimento e outro, sendo considerado por muitos como um tempo de mudança. Imagens de quedas de folhas e de árvores “nuas” também se vinculam artisticamente a essa estação, embora esse tipo de paisagem não se manifeste exatamente dessa forma em todos os lugares.
Fonte: Brasil Escola /Por Me. Rodolfo Alves Pena
Pôr do Sol da Pirâmide em São Thomé das Letras, MG Foto: Micheli Dilly |
Pôr do Sol da Pirâmide em São Thomé das Letras, MG Foto: Micheli Dilly |
Pôr do Sol na Pirâmide em São Thomé das Letras, MG Foto: Goimy Rondenelli |
Da esq. para dir. Goimy, Lais e Walter |
Da esq. para dir. Janaina, Micheli e Amanda |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!