domingo, 6 de maio de 2018

Líbano e sua história


    Por Bady Monte Líbano


“É um grande prazer escrever sobre o Líbano. É muito gratificante, ter a oportunidade de escrever do País ao qual represento. Me trás uma imensa satisfação, pois como todos sabem o Líbano foi e é considerado a Suíça do Oriente Médio.

Vamos lá: o Líbano é um pequeno País do Oriente Médio, e conhecido como o País dos Cedros Milenares, ele está localizado na junção de três continentes: Europa, Ásia e África, seu nome se da entre varias definições relembra a beleza das montanhas de cumes brancos de neve no inverno. Em língua Semita traduz como: Lubnam (Branco). Uma curiosidade a Bíblia cita o Líbano 92 vezes nas páginas do velho Testamento, além de Jesus, passaram por lá vários Profetas o que fazem do Líbano parte da Terra Santa.

 O nome Oficial: República do Líbano, sua capital Beirute.
Idioma: o oficial é o árabe, com tudo os libaneses em geral falam o Francês e o Inglês. Vale ressaltar que no vale do Bekaa, a língua portuguesa em certas cidades, é praticamente a primeira língua, falada por quase toda a população, no geral os libaneses misturam três idiomas o árabe, francês e inglês, e formam frases semelhantes a essa: HI, KIFAK, ÇA VA?(OLÁ, COMO VAI, TUDO BEM?) HI (inglês) KIFAK (árabe), ÇA VA (francês).

Forma de governo: república democrática, dotada de uma assembleia Parlamentar (o presidente do parlamento deve ser sempre um muçulmano xiita), de um Gabinete Ministerial dirigido por um Primeiro- Ministro (que deve ser sempre um mulçumano sunita) e de um Presidente da República (que deve ser sempre um cristão Maronita) que é eleito para um mandato de seis anos. 

População atualmente: 6 milhões de habitantes, nem todos Libaneses, só brasileiros estima-se 20 mil, agora com a guerra da Síria temos que considerar os refugiados, mas existem mais libaneses fora do Líbano do que dentro, estima-se também 12 milhões de libaneses somente no Brasil, isso contando até a terceira Geração.

Comunidades: árabes, armênios, sírios e outros, o Líbano reconhece 18 confissões religiosas diferentes, sendo o Líbano o maior País Cristão do Oriente Médio.

Geografia: a superfície do Líbano é de 10.452km², menor do que o estado do Sergipe no Brasil, com uma faixa costeira de 210 km com o mar Mediterrâneo. Fronteiras: a oeste, é banhado pelo Mar Mediterrâneo, ao norte e ao leste faz fronteira com a Síria, e ao sul com a Terra Santa.
 
Moeda: Libra Libanesa, ou Dólares Americanos e Euros a economia libanesa caracteriza- se pelo dinamismo do setor privado, pelo serviço terceirizado, e pela comercialização triangular, os libaneses criaram empresas em quase todas as partes do mundo.

PRINCIPAIS SETORES DA ECONOMIA: turístico, bancário, gastronômico, vinicultor, têxtil, moveleiro, refinaria de petróleo, indústria química, mineração, joalheiro, cerâmico, madeireiro, metalúrgico, processamentos de alimentos. Principais produtos EXPORTADOS: joias, metais de base, bens de consumo diversos, frutas e legumes, tabaco, máquinas para geração de energia, fibra têxteis. Principais produtos IMPORTADOS: derivados de petróleo, automóveis, produtos medicinais, roupas, carnes e animais vivos, bens de consumo, cigarros, maquinas e equipamentos elétricos.
Quando viajar: as quatro estações do Líbano são maravilhosas, cada uma tem um charme peculiar, a melhor época para se visitar o Líbano é na Primavera entre março e junho, no inicio desta estação ainda se pode ver neve nas montanhas, o verão de junho a agosto, época esta de ir as praias, no Outono que vai de setembro a novembro é época das colheitas no campo e na cidades o movimento de turistas, o Inverno de dezembro a fevereiro, além do espetáculo dos cumes com neve, passeios nas altas Montanhas como o Monte Líbano, competição de esqui, degustação dos fabulosos vinhos além da tradicional gastronomia típica do Líbano.

PECHINCHAR: exceto em lojas de grife, nos mercados e lojas locais é um costume Pechinchar, se gostar de algo, pergunte o preço e ofereça a metade do valor que for pedido, pronto assim terá começado uma negociação ao estilo árabe, que terminará quando ambos chegarem a um preço que os agrade. 
   
Costumes: o cafezinho árabe de hospitalidade, aceite, em todas as casas é servido, toma-lo significa fortificar os laços de amizade, à moda do Líbano é bem diversificada misturando os dois estilos, o árabe e o ocidental.

As formalidades de entrada no Líbano, como por exemplo, o visto. É necessário obter visto de entrada para o Líbano, que podem ser pedidos na Embaixada do Líbano no Brasil, ou nos Consulados-Geral do Líbano, após o ano de 2000, os titulares de passaporte Brasileiro, passaram a retirar o visto de entrada no próprio aeroporto de Beirute, uma dica não fale sobre ISRAEL, e se possível conheça o Líbano primeiro que Israel. Outra dica: não comente nem discuta sobre religião.

Essas são algumas informações básicas, sobre o Líbano.

 Aproveite as dicas e até a próxima semana!”

 Bady Monte Líbano - Graduado em Jornalismo pela CFJ- Centre de Formation des Jounalistes. Paris- França.

(Este jornal on-line não se responsabiliza por matérias assinadas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!