domingo, 3 de junho de 2018

ASUNCIÓN OU SIMPLESMENTE ASSUNÇÃO

Palácio do Governo
Por Bady Monte Líbano

uma das cidades mais antigas da América Latina, oficialmente dada como cidade em 1541, Assunção foi fundada em terras indígenas pertencentes aos índios Carios – Guaranis, que ao contrário de outras tribos, se mostraram
amistosos.

Conta à história que os invasores europeus selaram alianças com esta tribo. Assunção, capital do Paraguai foi fundada como um forte e foi a partir deste forte que saíram as expedições que fundaram (pela segunda vez) a cidade de Buenos Aires (até então destruída por indígenas e abandonada pelos espanhóis) e, outras cidades importantes da época, como Corrientes, Santa Cruz de la Sierra, Santa Fé, Villarrica ,entre outras.

Antes da Guerra da Tríplice Aliança, conhecida pelos brasileiros como a Guerra do Paraguai”, a cidade de Assunção era a cidade mais desenvolvida do continente. Com a guerra, o Paraguai e a cidade de Assunção foi saqueada e parcialmente destruída.


Danças Típicas

Atualmente a economia do Paraguai se desenvolve bem e o país tem atraído muitos brasileiros que buscam investimentos principalmente no agronegócio. A capital, Assunção, é a cidade mais populosa do país com cerca de 550 mil habitantes.  É uma das capitais mais seguras da América Latina e seu povo é muito acolhedor.

Outra curiosidade bastante interessante é que o Paraguai é um dos únicos países latinos, onde a língua da população originária é considerada como língua oficial e mais de 90% da população falam duas línguas o Guarani e o Espanhol.

Calle Palma
Assunção faz muito calor no verão e muito frio no inverno, os paraguaios têm o costume de tomar uma bebida gelada chamada TERERÉ, imagino que para suportar o calor, o TERERÉ seria o oposto do Chimarrão que é uma bebida quente, o TERERÉ é uma bebida gelada à base de Erva-Mate da qual existe grande produção da mesma em todo o Paraguai. Assunção tem vários atrativos e pontos turísticos para todos os gostos. A Calle Palma está localizada em pleno coração da capital paraguaia. É a principal rua do centro de Assunção e é onde está a maioria do comércio.

Nessa rua também estão alguns dos principais atrativos da cidade e a Casa do
Pantheón de los Héroes
Turista, é possível
conhecer em Assunção o Panteón de los Héroes localizado na Plaza de los Héroes, detalhe importante: Nessa praça existe Wi-Fi gratuito!

Lido Bar Localizado na Calle Palma bem em frente ao Pantheón de los Héroes, o bar e lanchonete mais tradicional de Assunção, o lugar é bem simples, tipo boteco mesmo, mas vale a pena sentar ali, tomar uma cerveja e comer um dos itens do cardápio, que possui algumas das principais comidas típicas do Paraguai.


Lido - Bar
Daì existem a Catedral Metropolitana de Assunção, que está anexada ao Museu Litúrgico e de Arte Sacra, Também localizado entre as praças, o Centro Cultural de la República,o Palácio de Lopez, que é o Palácio do Governo. De frente ao Palácio de Lopez está o Centro Cultural Manzana de la Rivera, outro espaço cultural com várias exposições,a diferença é que ao contrário do Centro Cultural do Cabildo, que fica em um só edifício, o Centro Cultural Manzana de la Rivera é composto por várias casinhas históricas dos séculos XVII e XVIII.

Inaugurada em 2013 a Avenida Costanera revive um costume paraguaio esquecido durante séculos, segundo os responsáveis pela obra, a cidade já não dá as costas ao Rio Paraguay e, agora os paraguaios e turistas podem olhar o emblemático rio de frente. Com a revitalização do local, a Avenida transformou-se em um espaço utilizado pelos paraguaios para caminhada e prática de outras atividades esportivas.

Rio Paraguay
Essa é minha visão de umas das cidades mais importantes das Américas, a capital do Paraguai, nosso querido país vizinho, a cidade também onde trabalho no Consulado, uma cidade que sempre nos surpreende, está em total evolução com obras por todos os lados, arranha-céus.

E lhe faço o convite a você caro leitor amigo, venha conhecer Assunção e
sua história seu povo e seus encantos."

Bady Monte Líbano - Graduado em Jornalismo pela CFJ- Centre de Formation des Jounalistes. Paris- França    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!