Muitas grandes companhias de mídia estão testando o uso de inteligência artificial para automatizar a produção de alguns artigos com muitos dados |
Redação, com Reuters
“O
uso do jornalismo automatizado, em que artigos são gerados por
inteligência artificial, não representa um risco ao trabalho dos
jornalistas, disse hoje (6) o presidente executivo da editora alemã
Axel Springer, Mathias Doepfner.
“Isso
vai tomar os empregos de jornalistas? O que nós podemos ver é
exatamente o oposto. Nós agora podemos fazer coisas que nunca
poderíamos pagar nos dias analógicos quando dependíamos apenas de
grandes times de jornalistas”, disse Doepfner na conferência de
tecnologia NOAH.
Muitas
grandes companhias de mídia, incluindo a Thomson Reuters, estão
testando o uso de inteligência artificial para automatizar a
produção de alguns artigos com muitos dados.
A
Axel Springer, editora dos jornais mais vendidos da Alemanha, “Bild”
e “Welt”, usa o jornalismo automatizado para cobrir partidas de
futebol de ligas alemãs inferiores.
“Nossa
oferta é mais ampla, está atraindo mais leitores e não mata os
empregos de jornalistas existentes. Está até os estabilizando”,
disse Doepfner.
A
editora, que gera 80% de seu lucro central de áreas digitais,
divulgou um ganho de dois dígitos no primeiro trimestre. A empresa
relatou um total de 2.867 jornalistas em 2017, frente a 2.888 em
2016."
Fonte:
Forbes - Brasil
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