Por
Da Redação, com assessoria - Garagem 360
“O inverno começou
oficialmente no dia 21. Por ser a estação mais gelada do ano, o
frio pode se fazer presente nas cidades brasileiras, especialmente
pelas manhãs. Essas baixas temperaturas exigem alguns cuidados
adicionais com os motores flex para evitar falhas na partida,
sobretudo se a escolha ao abastecer for etanol. Segundo a NGK, marca
especialista em ignição, as dificuldades podem ser evitadas se o
motorista manter as revisões em dia.
“Os componentes de
ignição desgastados podem levar ao desempenho ruim do motor em dias
frios, principalmente após um longo período desligado. A vela sofre
um desgaste natural, pois trabalha sob condições severas, como
pressão e altas temperaturas. Portanto, recomendamos uma inspeção
a cada 10 mil quilômetros ou anualmente, o que ocorrer primeiro,
além da checagem dos cabos e bobinas”, comenta Hiromori Mori,
consultor de Assistência Técnica da NGK.
Partida a frio
De acordo com o
especialista, outros componentes que precisam de atenção nesta
época do ano são os sistemas auxiliares de partida a frio. No
tradicional tanquinho, por exemplo, o ideal é que os proprietários
substituam a gasolina do reservatório a cada 90 dias em um posto de
confiança. “Isso garante, além da qualidade, que o combustível
esteja sempre novo, o que facilita as partidas a frio”, destaca
Mori.
Nos veículos sem
tanquinho, outra tecnologia bastante comum é o sistema que aquece o
etanol quando a temperatura do motor está muito baixa no momento da
partida. “Essa é uma solução que necessita de grande potência
do sistema elétrico do veículo para operar e que também pede
cuidados redobrados com a ignição. Forçar seu uso com a vela
desgastada traz problemas à bateria e provoca falhas”, finaliza
Hiromori Mori.”
Fonte:
garagem 360
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!