sábado, 17 de novembro de 2018

Médica cubana Yuralmis Cruz Gonzalez, em seu último dia de trabalho no Mais Médicos no Brasil.

Mais Médicos cubanos se despendem do Brasil


"Decorrido dois anos desde a minha vinda ao Brasil para cumprir com o sagrado dever de ser médico internacionalista, com os sentimentos que nos caracterizam os cubanos de serem humanistas, altruístas, revolucionários, consagrados, defensores da nossa revolução e sobre todas as coisas solidários. Muitas foram as experiências vividas ao enfrentar as barreiras do idioma, a incerteza de quem jamais tinham experimentado o ser atendidos por um galeno cubano totalmente diferente do que já estavam acostumados e outros tantos que jamais tinham recebido atendimento médico devido aos seus escassos ou nulos recursos. Econômicos, a alguém que se 
humanizasse com suas doenças, que realizasse um exame físico meticuloso sem temor a tocá-los, só-os aos olhos ao falar,-ajuda desinteressada, de a pouco fui assim como todos os meus colegas ganhar a confiança, o respeito, O carinho e a admiração por esses pequenos e ao mesmo tempo gigantescos detalhes que nos distinguem e fazem a diferença. Dos nossos pacientes aprendemos e eles de nós e não em poucas ocasiões ouvi-los dizer que jamais tinham conhecido um povo com sentimentos tão patrióticos e comprometido como o é o nosso. Durante este tempo eu enfrentei a tarefa de ser o médico de uma comunidade composta por 8497 habitantes que até a minha chegada não tinham contado com atenção médica por um longo período de tempo, a população mais carente e marginalizada do município, com tenacidade e Entrega total consegui elevar a qualidade de saúde dos pacientes através de consultas, visitas domiciliares e as habituais palestras educativas para ver neles mudanças em seus modos e estilos de vida com o objetivo de guiá-los para um futuro mais saudável. 



Medicos cubanos em uma palestra na Bahia
Hoje posso dizer com plena certeza que retorno ao meu país com a satisfação do dever cumprido, sinto-me orgulhosa do meu trabalho e muito feliz porque alcancei os objetivos traçados. Em oposição a realidade mudou por causa da política de um governante que tem o meu país e tentou denegrir o nosso sistema de saúde, nos ofendeu da maneira mais vil que possa existir duvidando da nossa capacidade profissional e tentando exceder o prestígio do sistema. De saúde ao qual eu represento e isso não tem perdão, jamais encontrará profissionais que superem a qualidade dos serviços médicos cubanos, vai ter que aprender que não somos mercadoria, que a nossa dignidade não é negociável e nunca trair a pátria em que nascemos e a revolução que Defendemos, que somos o exército de batas brancas guiados pela doutrina do nosso comandante em chefe de quem aprendemos os valores que hoje patentizamos com o nosso trabalho. O meu apoio total à decisão tomada pelo nosso MINSAP. E Jair Bolsonaro, os cubanos sabemos de sobra o que defendemos, coisas que são sagradas e nem você nem ninguém tem o direito de tentar mudar o nosso modo de pensar e agir. Aprenda que #acubayloscubanosserespeta, agora assuma as consequências de seus atos e lhe digo mais, esses sorrisos em mostra de gratidão e agradecimento jamais as conseguirá apagar. Meu último dia de trabalho"

Fonte: whatsapp           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!