quarta-feira, 21 de novembro de 2018

"Resistência e união" em São Thomé das Letras

Emmy Cultura dos Tambores e Anderson percurssão

 Por Preta Jaya
Resistência e união define a comemoração ao dia da consciência negra em São Thomé das Letras, MG.
Uma ação do movimento negro em parceria com o CRAS- -Centro de Referência e Assistência Social- a Escola Estadual José Cristiano Alves, o movimento de São Thomé: Todos pelas Água e o projeto Santo Quilombo possibilitou um contato mais próximo de crianças, jovens e adultos com a cultura afro-brasileira por meio de contação de história, oficinas, exposição de fotos e rodas de debate.
A programação ficou por conta da Cia. Cultura dos Tambores que passou a manhã com os alunos do ensino médio na Escola Estadual onde aconteceram:
- Roda de debate, Oficina de jongo e apresentações de Hip Hop com Emmy Cultura dos Tambores e Rodrigo (SextaTreze)
-Durante a tarde as ações continuaram no Cras - Espaço amigo com roda de conversa com os alunos do ensino fundamental, exposição da fotografa Pamela Martinez, oficina de Abayomi e samba de roda.
E a festa não parou por ai, seguindo para o Espaço Livre - Chalé de Pedra onde desde de cedo mulheres encantadoras preparavam um delicioso doce de abobora com coco no fogão a lenha.
Por lá também aconteceram exposições, oficinas, sessão de cinema e roda de conversa.
O evento também contou com a participação especial de Ricardo Kayapó, Tupac Chamorro, Anderson Percussão e Dj Tapuia Seletor.
grupo de alunos
Não podemos deixar de agradecer a todos os envolvidos em especial a Coordenadora do Cras Jaqueline , os professores e alunos da Escola Estadual José Cristiano Alves e a Aninha do Chalé de Pedra e o movimento Todos pela Água.
Segundo os integrantes do movimento negro, o principal objetivo do grupo é reproduzir essas ações durante o ano inteiro e não apenas em novembro, acreditando que o contato com a cultura e o conhecimento de suas raízes é o que possibilita encerrar o ciclo do pré conceito.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!