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Por DIANA
OLIVER
"A maternidade e a
paternidade marcam um antes e um depois na vida de todo ser humano.
Desde o nascimento de nosso filho,
defendemos nossas expectativas e nossos desejos quase com ferocidade.
Para nós é muito claro: queremos que durmam como achamos que devem
dormir, queremos que se comportem como consideramos que devem se
comportar e, evidentemente, queremos que comam como, quando e quanto
estimamos que devem comer. Depois, a realidade. E a verdade é que,
especialmente no assunto alimentação, nós pais e mães passamos os
primeiros anos da infância angustiados pela sobrevivência
das crianças que
tão injustamente dizemos que “comem mal”, por acharmos que comem
pouco e pelo “nada” que parece servir-lhes de sustento. Tanto nos
preocupamos que é um motivo recorrente de questionamentos nas
consultas com os pediatras. Mas a resposta não está no consultório
e sim, quase sempre, em nossas expectativas. Obrigar as crianças a
comer o que esperamos que comam não deveria ser nunca uma
possibilidade razoável. Uma situação muito comum e que merece uma
menção no Dia
Mundial da Alimentação.
Por que não se deve nunca obrigar uma criança a comer
Não obrigue seu filho a comer. Nunca o obrigue, por nenhum método, em nenhuma circunstância, por nenhum motivo”. Em 1999, o pediatra Carlos González já explicou em Meu Filho Não Come! por que nunca se deve obrigar uma criança a comer. O dietista-nutricionista Julio Basulto confirmou em Se Me Hace Bola (inédito no Brasil), publicado em 2013, que não existe nenhuma justificativa nutricional para forçar. Também diz isso frequentemente em seus perfis de redes sociais e o reafirma por telefone ao EL PAÍS: “Obrigar uma criança a comer não é ético e educativo e é contraproducente. O objetivo não é que a criança coma e sim que queira comer, e que queira comer de forma saudável, e isso não se consegue com a coação, com a pressão, com a insistência, prêmios e castigos. A criança é a única que sabe quanto deve comer, não o sabemos nós nutricionistas, médicos e pais. Somente o cérebro da criança sabe”.
É
da mesma opinião María
Manera Bassols,
dietista-nutricionista e autora de diversas publicações sobre
alimentação infantil, que destaca que em nosso meio a preocupação
deveria ser que mais de 40% das crianças têm um problema de excesso
de peso.
Também diz que obrigar a comer à força, quando a criança diz que
não quer e não precisa, além de falta de respeito com ela, não é
eficiente. “Normalmente se insiste para que a criança coma mais em
quantidade, com a vontade de que aumente a variedade de alimentos que
come e que consuma determinados alimentos supostamente saudáveis e
que “tem que comer”. Se a criança não os quer e a forçamos a
comer, dificilmente escolherá por vontade própria no futuro já que
justamente forçar a comer provoca aversão e repúdio aos alimentos
aos que foi obrigada a comer”, diz.
“Não obrigue seu filho a comer. Nunca o obrigue, por nenhum método, em nenhuma circunstância, por nenhum motivo”
Carlos
Casabona,
pediatra especializado em alimentação infantil, lembra que a
Academia Americana de Pediatria já alertava no final dos anos 70
no Pediatric
Nutrition Handbookque
o apetite da criança “é errático e imprevisível”, e diz que
não se deve forçar a comer em casa e no colégio. “Somente a
criança sabe do que precisa através de um experimentadíssimo
mecanismo que há milênios funciona às mil maravilhas: a fome”.
Sobre
as consequências de obrigar as crianças a comer, María
Vallejo Guardiola,
psicóloga especialista em obesidade e transtorno da conduta
alimentar (TCA), explica que com essa ação alteramos a relação
das crianças com a comida no presente, mas também no futuro, um
fato que influencia também na construção do apego. “Se a ação
de comer é forçada, se altera sua função natural. Uma criança
obrigada a comer se desconecta de seu corpo, não aproveita a
experiência e vê a hora das refeições como algo aversivo. Além
disso, o adulto que força a comer não está sendo empático e
prejudica o estabelecimento de um apego seguro baseado na
mutualidade. Uma criança que em sua infância foi forçada a comer
tem muito mais probabilidades de se transformar em um adulto com
problemas com a comida”, diz. Por trás de pacientes com sobrepeso
e obesidade, Vallejo observou que costumam existir “histórias de
horas intermináveis na mesa, onde ninguém se levantava até o prato
estar totalmente vazio”, algo que provoca desajustes como chegar à
idade adulta com problema para parar de comer quando já se está
saciado.
O suborno, a forma mais comum
De
acordo com a Academia Americana de Pediatria a forma mais comum
utilizada pelos pais para obrigar seus filhos a comer é o suborno.
Mas não é a única. Em seu livro Se
Me Hace Bola,
Basulto o resume em oito ações: ameaças, chantagem emocional,
hostilidade e despotismo, humilhação, mentira, pressão e/ou
coação, terror, violência e/ou maltrato psicológico. E dá
exemplos de frases como “Se você não comer, te levarei ao
hospital e terão que alimentá-lo por sonda”, “Você não vai
levantar da mesa até comer tudo” e “Fecho seu nariz para seu
bem, para que você engula”.
Sobre
essa ação em particular,Gloria
Colli,
pediatra e autora de Sua
Lactância do Começo ao Fim,
alerta que é preciso levar em consideração que obrigar a comer não
é somente tampar o nariz da criança e “enfiar a colher quando ela
abrir a boca para respirar”, também utilizar frases aparentemente
inocentes como “Se você não comer, a mamãe vai ficar triste”,
“Se comer tudo vai ficar grande e forte” e “Se não comer a
verdura não ganha sobremesa”. “São recursos igualmente
infelizes porque também significam uma manipulação emocional. Até
mesmo recorrer ao típico aviãozinho pode ser uma maneira de obrigar
se deixar de ser uma brincadeira e uma das partes já não achar
divertido”, diz.
“Se você não comer, te levarei ao hospital e terão que alimentá-lo por sonda”, “Você não vai levantar da mesa até comer tudo”
Carlos
Casabona acrescenta outras formas veladas como “teatrinhos”,
enaltecer as virtudes do que se oferece para comer e a utilização
de telas (celular com vídeos e tablets com desenhos animados). Mas
também coloca um pouco de otimismo: os sistemas do Baby Led Weaning
(BLW) e Aprender a Comer Sozinho (ACS) que chegaram para ficar.
“Muitas mães jovens estão muito bem informadas e adotam esse
sistema que respeita os sinais de saciedade do bebê”, afirma.
Mas
não é só a casa que se transforma no cenário habitual das
pressões pela refeição. Os refeitórios escolares também o são.
María Manera Bassols participou de diversos guias sobre o papel dos
adultos nas refeições que fazem com as crianças. Dois anos atrás
a Agência de Saúde Pública da Catalunha publicou o documento
Acompanhar
as Refeições das Crianças. Conselhos para Refeitórios Escolares e
Famílias,
que aborda justamente esse assunto, tanto do âmbito escolar como no
de casa.
As crianças que não comem
A
alimentação é uma das maiores preocupações dos pais durante os
três primeiros anos de vida de seus filhos. Carlos Casabona vê isso
em seu consultório, ao qual vão pais preocupados não só pela
quantidade e sim pelo que e quando alimentar seus filhos. “O
entorno mudou de maneira espetacular e o que dávamos antes com
quatro meses, agora não se recomenda até os seis ou sete meses. O
que antes recomendávamos aos doze meses agora dizemos que pode ser
dado aos seis. Isso desorienta bastante muitas famílias, mas
procuramos dar os conselhos nutricionais mais atuais e sempre
relacionados à evidência científica existente, acima de interesses
comerciais que sempre estiveram presentes. O que acontece é que
agora estamos mais atentos e a informação corre mais depressa”,
diz Casabona.
O
pediatra considera “paradoxal” que nos preocupemos com o fato das
crianças de dois a quatro anos comerem “pouco” na época da
humanidade em que mais existe sobrepeso e obesidade infantil:
“Estamos “fabricando” os que serão adultos com obesidade, com
todas as repercussões que isso acarreta”. Também diz, entretanto,
que existem ocasiões em que o pediatra deverá estudar casos
pontuais em que há sintomas associadas à verdadeira falta de
apetite como apatia, fraqueza, palidez e diarreia."
Fonte: El País
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